Os 10 mandamentos da direção econômica

Para quem percorre milhares de quilômetros todos os meses, qualquer redução de consumo de combustível se torna uma grande economia. Sabia que com atitudes simples atrás do volante, as suas viagens ficam bem mais em conta? Confira neste post 10 mandamentos da direção econômica que todo motorista deve seguir:

Acelerar com suavidade

Toda vez que pisamos fundo no acelerador, o consumo aumenta drasticamente, pois o motor injeta mais combustível para a queima. Procure dosar o acelerador, não pisando mais do que o necessário, mesmo que o veículo demore um pouco mais para atingir a velocidade ideal.

Diminuir a velocidade

Andar em velocidades elevadas aumenta a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível. Além disso, quanto maior a velocidade, maior será a resistência do ar sobre o veículo — o que exige mais força do motor para vencer esse arraste, especialmente em caminhões maiores.

Descer engrenado

Ao descer uma ladeira, mantenha o caminhão sempre engrenado. Com a injeção eletrônica, quando você tira o pé do acelerador, o motor recebe ainda mais combustível para manter a rotação das rodas em marcha lenta. Além disso, trata-se de uma prática bastante perigosa.

Antecipar um obstáculo

Notou que logo a frente existe um semáforo, um pedágio ou um posto de pesagem? Não espere chegar perto para frear e antecipe a redução de velocidade anteriormente, tirando o pé do acelerador para que o veículo perca velocidade gradativamente. Assim, você economizará combustível por cortar o consumo mais cedo.

Desligar o ar-condicionado

O ar-condicionado consome parte da potência do motor e, por isso, você é obrigado a acelerar mais para compensar. Sendo assim, evite usar o ar-condicionado em dias mais frios e prefira a ventilação natural quando for possível. Geralmente, as manhãs têm um tempo mais ameno, portanto, aproveite esse momento para economizar.

Usar marchas mais altas

Sempre que possível, em terrenos planos, ou leves declives, mantenha marchas mais altas a fim de buscar uma menor rotação do motor. Durante uma aceleração ou retomada de velocidade suba as marchas mais cedo garantindo maior economia de combustível, pois quanto o menor a rotação do motor, menor o consumo para uma mesma velocidade.

Calibrar os pneus

A calibração correta e constante dos pneus é essencial para ter a aderência adequada e a segurança para rodar. Além disso, ela ajuda no consumo de combustível. Um pneu com calibração abaixo do recomendado aumenta o contato entre a borracha e o asfalto, o que faz com que o veículo precise de mais aceleração para embalar.

Evitar carregar peso desnecessário

Um caminhão vazio tem um comportamento totalmente diferente de quando está carregado. Observe: o desempenho e o consumo são bem melhores quando o carro está mais leve. Assim, evite carregar pesos desnecessários, como:

  • ferramentas que você não vai usar;

  • peças estragadas;

  • cargas que serão entregues em uma data diferente da sua rota do dia.

Manter manutenção em dia

A manutenção do caminhão garante um bom desempenho do motor e, consequentemente, um bom consumo de combustível — isso sem falar na redução dos níveis de poluição. Faça as revisões do seu veículo conforme a recomendação do fabricante, seguindo os prazos e usando os produtosespecificados nos manuais.

Evitar horários de pico

De maneira geral, nas regiões metropolitanas, o horário de pico — também conhecido como horário do rush — acontece entre 7h e 9h e entre 17h e 20h. Programe-se, sempre que possível, para evitar trafegar nesses horários de congestionamento que não só aumentam o tempo da viagem, como também elevam (e muito) o consumo de combustível.

Gostou das nossas dicas para garantir uma direção econômica? Então, curta a nossa página no Facebooke acompanhe as nossas outras atualizações!