O perfil do consumidor brasileiro está mudando. Cada vez mais exigente e conhecedor profundo daquilo que está comprando, o cliente espera receber exatamente o que solicitou e no tempo certo. Isso é o suficiente para deixá-lo moderadamente satisfeito, mas não o suficiente para fidelizá-lo.

Provavelmente, você já deve ter vivenciado essa experiência muitas vezes e mal se lembra de cada uma, mas é bem possível que se lembre com exatidão das vezes em que foi surpreendido positivamente.

O overdelivering tem essa função. Causar impacto positivo oferecendo uma experiência além do convencional para fidelizar o cliente. Você já pratica o overdelivering? Saiba como fazer!

O que significa o overdelivering

A técnica de overdelivering constitui em um conjunto de métodos para entregar sempre mais do que o consumidor espera receber antes, durante e depois da compra.

Ao surpreendê-lo de uma forma inovadora, o cliente se sente especial, vivencia uma experiência rara hoje em dia e acaba não esquecendo mais do produto ou serviço oferecido pela sua empresa. É uma estratégia eficiente para melhorar o valor agregado percebido pelo consumidor ao lembrar-se de você.

Para ser mais exato, fazer overdelivering significa prometer menos do que se pode entregar durante a negociação gerando expectativas menores, porém elevar a satisfação na entrega.

Por que o overdelivering é tão importante

A base do conceito overdelivering é fidelizar clientes. Nunca foi tão difícil fidelizar como atualmente. Graças à internet, o mercado expandiu e a concorrência livre também, tornando ainda mais fácil o surgimento de novos entrantes. Mas como se destacar em meio a um mercado tão grande e concorrido?

O overdelivering é uma das técnicas eficientes para isso e, além de ajudar a fidelizar, ela cria defensores da marca e propagadores dos produtos e serviços oferecidos.

Colocar o overdelivering em prática permite que, no médio ou longo prazo, a empresa possa reduzir seus investimentos em publicidade e, de quebra, agregar um diferencial competitivo forte para a empresa no segmento de atuação.

Como você pode colocar o overdelivering em prática

Na frota de caminhões o overdelivering não funciona muito diferente de outros negócios, mas precisa ser ajustada conforme o tipo de consumidor e os produtos e serviços oferecidos pela empresa para ter sucesso na estratégia.

Antes de qualquer coisa, analise o seu potencial de entrega. Qualidade do atendimento, preços, qualidade do produto ou serviço, prazos de pagamento, prazos de entrega e outros.

Nunca ofereça tudo o que pode em anúncios, publicidade, primeiro contato etc. Ao contrário: ofereça menos que o seu limite para que durante a negociação você já possa surpreender o consumidor no atendimento, preço, prazo de pagamento, garantias e outras vantagens.

Guarde o melhor para o final e programe a sua logística para entregar o produto ou serviço antes do prazo estabelecido.

Você pode ir ainda mais além com o overdelivering e entregar brindes juntamente com a mercadoria, desde que sejam relevantes com os produtos ou serviços encomendados pelo cliente. O mais importante é entregar mais que o prometido e surpreender o consumidor de uma forma que jamais esquecerá.

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