Como evitar roubos de carga na estrada?

Infelizmente a incidência de casos de roubos de carga na estrada é grande. Estima-se que, em 2014, os prejuízos ultrapassaram os R$ 2 bilhões. Entre as cargas mais visadas, encontram-se eletroeletrônicos, medicamentos e cigarros. Apesar desses altos índices, é possível adotar medidas que ajudam a inibir a ação de criminosos e garantir que a carga chegue ao seu destino. No post de hoje, listaremos 5 dicas de como evitar roubos de carga na estrada. Confira!

Escolha locais de parada seguros

Ao escolher os locais para as refeições ou descansos noturnos, certifique-se de que esses lugares são seguros e bem iluminados. Se constatar que o seu veículo teve algum problema mecânico, veja se é possível seguir viagem até um posto de combustível, por exemplo. Evite realizar paradas em acostamentos, em áreas desertas ou mal iluminadas. Esse tipo de ambiente facilita a ação dos criminosos.

Não ofereça caronas

Uma das táticas mais usadas para realizar roubos de carga nas estradas é o pedido de carona. Parar para ajudar alguém pode fazer com que seu caminhão seja alvo de ataque de criminosos, que em muitos casos ficam escondidos em algum local mais afastado.

Viaje durante o dia

A incidência de roubos de carga nas estradas durante o dia é menor. Porém, caso seja mesmo necessário seguir viagens em períodos noturnos, procure encontrar outros motoristas que também precisem rodar à noite e viajem em comboios.

Planeje rotas alternativas

Isso pode ser realizado em conjunto com o cliente ou com a transportadora. O planejamento de rotas ajuda a avaliar e a definir qual é o melhor percurso a ser seguido, evitando caminhos perigosos ou com grande incidência de roubos de carga.

Entretanto, é necessário seguir o planejamento e reportar para a empresa caso haja algum imprevisto que faça com que a rota tenha que ser alterada. Dessa forma, um plano alternativo pode ser traçado, levando em consideração os mesmos critérios do planejamento original — o que pode diminuir muitos riscos.

Use dispositivos de segurança

Hoje, a maioria dos veículos têm sistema de GPS, que ajuda a controlar a localização dos veículos. Isso é especialmente importante nos casos de roubos de carga e sequestros de caminhões, uma vez que indica com grande precisão o local da ocorrência.

Além disso, é possível contar com sistemas de câmeras de monitoramento, que transmitem imagens em tempo real de dentro e fora do veículo, ou então sistemas de trava, que impedem o funcionamento do veículo — evitando que os criminosos sigam viagem.

Hoje um dos grandes problemas que motoristas e transportadoras possuem com relação ao transporte de cargas está relacionado a roubos de cargas nas estradas. Por isso, é sempre importante buscar adotar medidas que ajudem a inibir a ação dos criminosos e que permitam facilitar a localização dos veículos no momento das ocorrências.

Agora, aproveite os comentários e nos conte: você já adota algumas dessas medidas? Alguma vez você já passou por uma ocorrência de roubo de carga? Não deixe de compartilhar suas experiências sobre o assunto e participar da conversa!

Deixe um comentário