O mercado de frete é extremamente importante para os mais diversos mercados no Brasil e sabemos que o valor pago por esse tipo de serviço é diretamente proporcional à distância e ao peso da carga transportada. No entanto, alguns motoristas acabam abusando dos limites e ignoram os riscos e consequências que essa atitude pode gerar.
Por essa razão, existem leis e diretrizes para regulamentar essa questão. Quem não as segue pode sofrer com multas e efeitos jurídicos. Quer entender um pouco mais sobre o tema e descobrir qual o limite de carga do seu caminhão? Então confira o artigo que preparamos:
Por que existe o limite de carga?
Como qualquer um pode supor, não é fácil calcular o custo do quilômetro rodado por um caminhão. Por isso mesmo, muitos motoristas se confundem e acabam excedendo os limites.
Um veículo com excesso de carga pode comprometer severamente a eficácia do seu sistema de frenagem. Por outro lado, o carregamento excessivo também pode deixar o veículo mais lento e sem potência, o que chega a comprometer a segurança em ultrapassagens.
Além disso, as rodovias também sofrem com essa realidade: os pavimentos têm sua vida útil encurtada com a sobrecarga. Para que isso não ocorra, uma legislação específica foi criada.
O que diz a lei sobre a carga pesada?
A lei estabelece uma pesagem máxima para os veículos de carga, a qual especificaremos adiante. Na pesagem, existe uma tolerância máxima de 5% sobre o limite do peso bruto total e de 10% sobre o limite de peso bruto transmitido por eixo às superfícies de vias públicas.
As penalidades são regidas pelo Código Brasileiro de Trânsito. O excesso de peso é avaliado como infração média, porém é acrescido à multa um valor extra a cada 200 kg ou fração em excesso.
Vale lembrar que a sobrecarga também é altamente prejudicial à vida útil dos caminhões, pois prejudica a integridade de peças e componentes mecânicos e estruturais. É importante cuidar bem do seu companheiro de viagens, pois sem excessos é possível ampliar essa parceria por muito mais anos.
Tipos de caminhão e limite de carga
Cada tipo de veículo tem um limite de carga específico. Os de menor porte, como o veículo urbano de carga (VUC), tem capacidade circunscrita em três toneladas. O caminhão de eixo simples tem peso bruto de 16 toneladas e capacidade de carga de seis. Os caminhões pesados, com eixo duplo, podem ter mais carregamentos e é permitido que conduzam entre 10-14 toneladas; apresentam peso bruto máximo de 23 toneladas.
Já as carretas são ainda mais fortes: a de dois eixos pode ter peso bruto máximo de 33 toneladas, a de três eixos pode ter 41,5 e a carreta cavalo trucado pode ter peso bruto máximo de 45 toneladas. Por fim, há o bitrem ou treminhão, com uma cominação que pode atingir sete eixos e o máximo de 57 toneladas de peso bruto, e o rodotrem, com o total de nove eixos e 74 toneladas de limite.
E então, compreendeu um pouco mais sobre a questão da carga pesada nas estradas brasileiras? Fique atento, ande seguro e evite multas! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui no blog!