5 dicas para limpar a cabine do caminhão

Para quem passa muito tempo na estrada, a cabine do caminhão é praticamente uma segunda casa. E para deixar as viagens mais agradáveis, é importante manter tudo sempre em bom estado. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de limpar a cabine do seu caminhão. Confira!

Escolha bem os produtos de limpeza

A escolha dos produtos de limpeza é fundamental para uma limpeza e manutenção eficiente, além de evitar qualquer dano à sua pele. É o caso do muito utilizado soprador de ar: por possuir micropartículas de lubrificante, ele pode ocasionar o surgimento de graves doenças quando entra em contato com a pele. Por isso, evite passar o soprador de ar em partes do seu corpo.

Na hora da limpeza, utilize detergentes e sabões neutros. Diferentemente de outros tipos de produtos, eles não mancham ou marcam os painéis e revestimentos da sua cabine.

Evite também exagerar nos desodorizantes, pois um cheiro forte pode tornar desagradável a permanência na cabine. Caso precise remover algum odor, existem produtos específicos para isso. Outra dica é utilizar arroz, que absorve a umidade do ambiente e contribui para a remoção desses cheiros.

Cuide do painel e dos demais compartimentos internos

A forma ideal de limpar o painel da cabine do seu caminhão é utilizando um pano úmido, eliminando cuidadosamente o pó acumulado. Tenha cuidado para sempre utilizar um pano limpo: qualquer detrito pode riscar o local. Também é fundamental lembrar de nunca jogar água diretamente no painel, pois isso pode danificar os instrumentos.

O mesmo vale para compartimentos como porta-copos e também o volante. Utilize sempre um pano limpo e úmido, ou também um aspirador de pó. O uso dos “preteadores” à base de silicone não é recomendado, pois podem danificar as peças.

Limpe os vidros interna e externamente

A limpeza dos vidros da cabine do seu caminhão deve ser feita tanto internamente como externamente. E uma das coisas mais importantes é a impermeabilização, evitando que a chuva fique empoçada. Com uma esponja ou um pano, utilize um limpa vidros próprio, produto que você encontra em lojas especializadas.

É importante lembrar que a limpeza interna deve ser realizada ao menos uma vez por semana. Seu objetivo é retirar a gordura acumulada do suor e outras sujeiras. Caso queira, existem produtos específicos no mercado para este tipo de limpeza.

Higienize o estofamento com pano úmido

É preciso tomar muito cuidado na hora de utilizar água na limpeza do estofado, especialmente os de tecido. Por ser absorvida de forma bastante rápida, isso dificulta a secagem. Por isso, utilizem sempre panos úmidos para realizar a limpeza. Uma dica especial é utilizar também detergente quando a sujeira estiver mais pesada.

Lave os tapetes com água

A melhor forma de limpar os tapetes de borracha do seu caminhão é com água, que retira as sujeiras e não danifica o material como fazem produtos como o silicone. Já no caso dos tapetes de carpete, utilize uma escova úmida e, se preciso, com detergente neutro. Outra coisa importante é que o carpete costuma necessitar de mais tempo para secar e, se possível, deixe no sol para eliminar as bactérias e odores.

Agora que você já aprendeu algumas dicas sobre como limpar a cabine do caminhão, pode seguir viagem em um ambiente agradável e muito mais confortável. Aproveite e conte pra gente nos comentários quais métodos você utiliza para deixar o seu veículo sempre bem conservado.

Deixe um comentário