Segurança_para_caminhoneiros_X_dicas_para_não_dormir_ao_volante.jpg.jpeg

A regra fundamental para os caminhoneiros que fazem viagens longas é clara: ao sentir sono, você deve parar o caminhão e descansar. Porém, apesar de as empresas exigirem esse descanso, os caminhoneiros continuam suscetíveis ao perigoso sono ao volante.

É extremamente necessário que o caminhoneiro durma cerca de oito horas por dia, que é o tempo ideal de descanso para a maioria das pessoas. Além disso, a cada duas horas em média de direção, o motorista deve descansar por cerca de vinte minutos.

Veremos, a seguir, 7 cuidados que os caminhoneiros devem ter para manter corpo e mente em condições de suportar uma viagem longa e evitar o sono ao volante. Acompanhe!

1 – Não passar mais que duas horas ao volante

Se o percurso exceder as duas horas, divida o tempo e descanse em lugares seguros por 20 minutos. Durante esse tempo, você pode tomar um café e depois andar um pouco para esticar as pernas, bem como exercitar braços e tórax, pois isso atuará na circulação sanguínea e oxigenação do cérebro.

2 – Parar para dormir ao sentir um sono pesado

O sono pode chegar de maneira inesperada. Por isso, é fundamental que o caminhoneiro entenda os sinais de seu organismo. Ao sentir sono e cansaço, não se deve hesitar: ao avistar o primeiro hotel, pare e descanse.

3 – O que fazer para espantar o sono inesperado

  • Pare o caminhão e lave o rosto e a nuca com água fria. A seguir, tome um café para dar uma reanimada. Aproveite e compre chicletes, pois eles costumam manter-nos ligados e ocupados.

  • Viajar sob o sol forte é muito cansativo, portanto, prepare-se com óculos de sol e mantenha as janelas abertas para que haja ventilação no interior do veículo. Óculos que possuam lentes amarelas ajudam nos dias de neblina intensa, portanto, vale apenas investir em um bom par.

  • Ligar o rádio pode ajudar a manter a mente ativa e alerta.

4 – Evitar viajar à noite

Viajar à noite tem seus riscos e vantagens. Se você não estiver acostumado, é melhor evitar, pois existe o ofuscamento provocado por outros carros e a iluminação precária, o que pode causar maiores chances de acidentes.

Amas caso a viagem seja necessária, o caminhoneiro deve estar bem descansado. Algumas das vantagens de dirigir à noite são o menor número de veículos nas estradas e o clima mais ameno.

5 – Não olhar para os faróis ao cruzar com outro veículo

Nesse caso, deve-se dirigir a visão para a pista ou para a faixa de acostamento, pois, caso contrário, o caminhoneiro pode acabar perdendo o controle de seu veículo.

6 – Vista turva ou embaçada é sinal de cansaço

Lembre-se de que o cansaço pode levar ao sono inesperado. Portanto, evite acidentes e pare o veículo imediatamente ao perceber um desses sinais.

7 – Beber apenas água e suco natural

Na hora da sede, recorra à água ou ao suco. Não beba cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica — saiba que se tomar de um a três copos de cerveja, você pode ser considerado embriagado caso passe por um teste de bafômetro. As consequências são infração gravíssima, com multa alta e perda da carteira de motorista, entre outras penalidades.

Você conhece mais alguma dica de como evitar o sono ao volante? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar ligado nas novidades!

 

Deixe um comentário