Segurança_na_estrada_5_dicas_para_caminhoneiros.jpg.jpeg

Dirigir por longas horas é parte da rotina de todos os caminhoneiros, que muitas vezes rodam milhares de quilômetros em um único dia. Para que essa viagem se torne tranquila, é necessário tomar uma série de medidas de segurança na estrada que, se seguidas, farão com que você chegue até o seu destino de forma íntegra, minimizando os riscos a você, aos demais motoristas e à carga durante o percurso. Confira nossas dicas e tenha uma boa viagem!

Estude as rotas até o seu destino

Ao ser contratado para uma entrega, pesquise as formas possíveis de chegar até o seu destino, prevendo obstáculos no caminho, como interdições e obras, e também calculando o tempo que você levará para percorrer o trecho. Esse cálculo pode ser feito através de aplicativos GPS para celulares ou via Google Maps. Aproveite a ferramenta para pesquisar também por possíveis locais de alimentação e descanso no caso de viagens longas.

Cheque as condições de uso de seu caminhão

Antes de dar a partida no caminhão, verifique se ele está em condições de garantir uma viagem segura. É importante realizar uma manutenção preventiva de forma prevenir problemas que possam colocar a sua vida e a de terceiros em risco. Verifique o estado dos freios, luzes, suspensão, câmbio e demais componentes que, se estiverem desgastados, podem causar acidentes fatais.

Dirija com responsabilidade e segurança na estrada

Milhares de pessoas passam pelas estradas todos os dias. Ao fazer dessa atividade um meio de vida, é necessário encarar o ato de dirigir com ainda mais responsabilidade.  Busque sempre dirigir o seu caminhão de forma defensiva, pensando na sua segurança e na dos motoristas próximos. Obedeça às leis de trânsito, os limites de velocidade da via e não tenha pressa em chegar. Se o prazo for curto, se planeje melhor: é preferível buscar caminhos alternativos que reduzam a distância percorrida a dirigir mais rápido, com sono ou sob efeito de estimulantes, fatores que aumentam os riscos de acidentes. Aproveite e confira nossas dicas para uma direção tranquila.

Se for descansar, pare em local seguro

Segundo o Ministério Público do Trabalho, a jornada de trabalho do caminhoneiro não pode ultrapassar 8 horas por dia, sendo permitido adicional de 2 horas extras, e é necessário um intervalo mínimo de repouso de 11 horas entre cada jornada. Assim, ao definir o seu itinerário, busque por possíveis locais de descanso, como postos de policiamento rodoviários, estacionamentos de postos de combustíveis ou restaurantes e hotéis à beira da estrada, sempre evitando locais desertos.

Ao se ausentar do seu caminhão, sempre acione o alarme e evite deixar objetos de valor visíveis. Na hora da refeição, mantenha o caminhão dentro do seu campo de visão e evite comentar com terceiros sobre o que você está levando e para onde vai. E, mais importante, caso você seja assaltado, evite reagir: é preferível perder a carga, que muitas vezes têm seguro e rastreador, do que perder a sua vida.

Faça uma revisão quando chegar ao seu destino

Quando se trata de segurança na estrada, nunca é demais checar as condições de uso de seu caminhão. Por isso, ao chegar ao seu destino e entregar a carga, além de verificar se está tudo em ordem com ela, aproveite que o caminhão está vazio, procure uma concessionária de confiança e peça que realize um check-up, verificando a integridade dos componentes mecânicos, que podem sofrer desgaste após rodarem milhares de quilômetros de uma só vez.

Quer receber mais novidades úteis para o seu dia a dia como caminhoneiro? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades!

 

Deixe um comentário