Muitos proprietários de caminhões ou profissionais da gestão de frotas sabem da importância que é garantir a satisfação dos clientes. Isso garante trabalhos futuros e ajuda no desenvolvimento sustentável do negócio. O problema é que a maioria deles não sabe como anda o nível de satisfação dos clientes e, pior ainda, não sabem como medir.

Por isso, preparamos este post com dicas práticas para você aprender a avaliar o nível de satisfação dos clientes com maior grau de precisão e ainda descobrir oportunidades de melhoria para o negócio. Acompanhe!

Faça uma pesquisa com foco na satisfação dos clientes

Inicialmente, você pode desenvolver algumas perguntas-chave para descobrir o que os clientes pensam sobre os seus serviços. Lembre-se de fazer perguntas abertas para conseguir mais do que um simples “sim” ou “não” e obter opiniões, sugestões de melhorias e outras informações importantes.

Como exemplo, você pode desenvolver as seguintes perguntas:

  • O que você mais gosta na empresa?

  • O que você faria para melhorar e como?

  • Que nota você daria para a empresa conforme o seu nível de satisfação?

Essas 3 perguntas são suficientes para você coletar as informações mais necessárias, mas podem ser acrescentadas outras de acordo com a necessidade.

Utilize indicadores de desempenho (KPIs) na gestão de frotas

Os indicadores de desempenho são muito utilizados pela gestão de frotas de grandes empresas de logística e são considerados ferramentas importantes para a avaliação do nível dos serviços prestados.

Avalie qual é a sua taxa de devolução de mercadorias por avarias, não conformidade com o pedido e atraso nas entregas e terá as respostas que expliquem uma possível baixa na satisfação dos clientes sem precisar perguntar diretamente a eles.

Solicite as informações pertinentes a equipe de vendas ou SAC

Se você possui funcionários para atender os clientes, pode recorrer a eles para descobrir quais são as maiores reclamações e sugestões de melhorias oferecidas para os serviços prestados.

Eles estão na linha de frente e podem revelar o nível de satisfação dos clientes com alto poder de precisão. Caso eles ainda não tenham o hábito de registrar esses dados, estabeleça um padrão de registros e solicite que comecem a realizar essa tarefa para o bem da empresa.

Crie um canal de comunicação direto com o cliente

Para melhorar ainda mais a gestão de frotas da sua empresa, você pode criar um canal de comunicação mais interativo para os seus clientes se expressarem de forma livre.

Para isso, você pode utilizar uma linha telefônica exclusiva com número 0800, SMS, disponibilizar um e-mail, chat, site, blog, perfis de redes sociais, fóruns de discussão etc.

Além de você obter dados relevantes que permitam medir o nível de satisfação dos clientes, promoverá maior conexão com eles. O estreitamento das relações pode funcionar como uma ferramenta para a fidelização.

A pesquisa de satisfação dos clientes é fundamental para descobrir os pontos fortes e fracos do negócio e desenvolver um plano de ação com foco em melhorias. Essas dicas são simples e não exigem altos investimentos financeiros, mas podem trazer resultados surpreendentes para a gestão de frotas da sua empresa.

E você, como avalia a satisfação dos clientes com a sua logística? Conte para a gente!

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