Deva Iveco Tractor

A profissão de caminhoneiro é uma das mais exigentes do mercado, quando pensamos no esforço físico e mental do profissional. Muitos motoristas chegam a passar mais tempo na estrada do que em casa, e por isso mesmo manter o veículo em dia é fundamental.

Por ficarem muito tempo sentados, dores, obesidade e sedentarismo não tardam a chegar. Pensando nisso, preparamos o post de hoje com as melhores dicas para ter mais conforto na cabine do caminhão. Confira:

Mantenha a cabine do caminhão limpa

O primeiro passo para ter mais conforto na cabine do caminhão é a limpeza. Antes de mais nada, sabendo que você passará horas e mais horas sentado naquele local, você precisa deixá-lo agradável para todos os seus sentidos. O painel, por exemplo, deve ser limpo com um pano úmido. Nos tapetes, você pode jogar água livremente: só ela poderá remover os detritos acumulados. Para o carpete, uma escova úmida resolve o problema.

Vidros sujos também causam bastante desconforto visual. Uma esponja com produtos específicos para esse tipo de lavagem é essencial. Por fim, atenção redobrada com o estofado: ele demora a secar, portanto aposte no pano úmido com um detergente neutro. E nada de exagerar nos desodorizantes, pois o calor forte das estradas pode deixá-los bem enjoativos.

Invista em ergonomia

A ergonomia é o estudo da relação do ser humano com o ambiente e já é utilizada em diversas empresas e áreas do mercado para melhorar as condições de exercício das atividades. Como motoristas passam muito tempo na mesma posição, as queixas de dores são frequentes e essa ciência pode contribuir muito para minimizá-las.

Para começar, é preciso prestar atenção à postura: o caminhoneiro deve manter a coluna ereta e ficar sentado em 90 graus. É importante também contar com um apoio para os braços, para que eles não fiquem suspensos durante as viagens. Os pés também não podem ser esquecidos: o ideal é mantê-los apoiados no piso quando não estiverem em uso.

Durma pelo tempo necessário

Um erro muito comum de muito profissionais da estada é não completar as horas de sono necessárias. E essa atitude acaba gerando desconforto e propiciando até acidentes. Por isso mesmo, o ideal é não se privar de dormir entre 7 e 8 horas todos os dias. Mesmo que eventualmente isso não seja possível, o profissional deve ser consciente e, quando não estiver alerta, parar em segurança em um posto de gasolina para uma soneca de 20 a 30 minutos.

Faça pausas vantajosas

Outra forma de ter mais conforto na cabine do caminhão é fazendo pausas vantajosas. Sempre que possível, o caminhoneiro deve dar uma parada para esticar as pernas e movimentar o corpo. Uma caminhada leve ou alguns minutos de alongamento já são suficientes para melhorar bastante a situação do profissional, além de aumentar a vida útil do caminhão.

Essas pequenas atitudes ativam a circulação das pernas, evitam dores lombares e relaxam a musculatura, elevando a sensação de comodidade e dando algum alívio após horas na estrada.  

Mantenha bons hábitos alimentares

Caminhoneiros costumam fazer refeições fora de hora e em locais que não prezam pela saúde do organismo. Isso é um hábito ruim, pois comidas pesadas causam desconforto e a má alimentação pode causar obesidade e outras doenças.

Por essa razão, o profissional deve tentar ao máximo manter os horários corretos para se alimentar. Outro ponto relevante é relacionado à água: ela deve ser ingerida com bastante frequência, principalmente nos dias quentes, pois ajuda a promover mais saúde e bem-estar.

Gostou de saber como ter mais conforto na cabine do caminhão? Essas dicas foram úteis para você? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe um comentário