Depositphotos_42324271_original.jpg.jpeg

Trabalhar como caminhoneiro desgasta bastante e com muita rapidez o seu principal instrumento de trabalho: o caminhão. As péssimas condições de muitas estradas Brasil afora e o fato de rodar muito acabam diminuindo a vida útil de várias peças. Da mesma maneira, algumas atitudes incorretas também provocam o desgaste prematuro do seu caminhão e acabam resultando em gastos frequentes com a reposição de peças.

Saiba como evitar o desgaste prematuro do seu caminhão com seguintes dicas:

Não utilize os pneus meia-vida

Se um dia você precisar comprar pneus novos para o seu caminhão, não aceite propostas que te ofereçam os chamados pneus meia-vida. Eles têm esse nome porque os borracheiros usam um tipo de faca de corte para fazer novos sulcos nos pneus velhos que já estão carecas. Isso, além de golpe, diminui a resistência do pneu e você pode só pode descobrir as consequências tarde demais.

Nunca conserte uma roda sozinho

Amassou? Procure um borracheiro para desamassar. Isso vai ter custo? Com certeza, mas será bem menor do que você mesmo usando um martelo para consertar a roda do seu caminhão. Por mais que ela pareça ter voltado ao normal, o uso de um martelo na estrutura da roda acaba por fragilizá-la.

Após voltar a rodar com o caminhão, ela vai voltar a deformar. Tentar esse tipo de solução pode parecer prático e barato, mas pode causar um acidente na estrada.

Não coloque água fria no reservatório

O alto e frequente consumo de água pode identificar um vazamento e somente um mecânico conseguirá identificar com precisão. Caso o motor do seu caminhão superaqueça, não tente resolver a situação colocando água fria no reservatório. Quente e gelado não combinam e essa atitude pode empenar – ou até mesmo trincar – o cabeçote devido ao choque térmico das temperaturas opostas.

Evite soldar o radiador

Quem está em dia com as revisões do caminhão até pode soldar o radiador. Porém, se você pulou essas etapas, é melhor substituí-lo. Antes, quando o nível de água estiver mais baixo, complete com um pouco mais de água.

Diga não a determinadas peças de desmanche

Uma maçaneta, um retrovisor, um banco ou um par de faróis podem ser adquiridos de terceiros que trabalhem legalmente com desmanche. O que você deve evitar são as peças que podem comprometer a sua segurança e a do caminhão. Tais como: o câmbio, a caixa de direção e o motor. Sem saber a procedência dessas peças e como elas eram utilizadas, você pode estar transformando o seu caminhão em uma bomba-relógio.

Não abuse da embreagem do seu caminhão

Em uma ladeira, nunca segure o caminhão utilizando a embreagem como freio. Esse tipo de atitude provoca o desgaste do disco de frio. Já o pedal de embreagem deve ser acionado somente quando for necessário. Utilizá-lo sem necessidade provoca aquecimento do sistema e o desgaste dos seus componentes.

Da mesma forma, não use a embreagem para aumentar o torque ou a rotação do motor quando estiver em uma velocidade compatível. Evite também arrancadas bruscas e tenha moderação nas passagens de marcha. E não esqueça: jamais ultrapasse a capacidade de carga recomendada pelo fabricante.

E aí, viu como cuidar melhor do seu caminhão e evitar o seu desgaste prematuro? Para ficar por dentro de muitas outras dicas e novidades sobre o universo automotivo, não deixe de assinar a nossa newsletter!

 

Deixe um comentário