Quando e como expandir sua frota de caminhões?

quando-e-como-expandir-sua-frota-de-caminhoes-922

Já é sabido que, em um mercado extremamente competitivo, é preciso estar de olho nas oportunidades de expansão. Ampliar a sua frota de caminhões, por exemplo, permitirá que sua empresa atenda mais clientes. Porém, é preciso pensar duas vezes antes de comprar novos veículos, já que alguns fatores devem ser considerados. Neste artigo, mostramos o que levar em conta na hora de tomar a decisão, para que você tome a melhor decisão. Acompanhe!

Consulte os números internos

Seu contador e seu setor financeiro serão recursos importantíssimos quando se trata de determinar quando é o momento certo para adicionar mais caminhões à sua frota e que tipo de opção de financiamento é melhor para o seu fluxo de caixa.

Controlar o custo real da sua frota de caminhões irá ajudá-lo a avaliar como otimizar o desempenho dos seus veículos e se é ou não é hora de colocar mais carros na estrada. Ao olhar para os números concretos, lembre-se de incluir alguns como:

  • Financiamento;

  • Depreciação;

  • Idade da frota;

  • Custos de administração interna.

Avalie os números externos

Aqui, estamos falando do aumento do número de negócios fechados e do volume de procura pelos seus serviços. Vale avaliar também as projeções do mercado sobre o seu ramo de atuação.

Além disso, é preciso analisar o tipo de caminhão que você tem na sua frota: se você está encontrando dificuldades para encaixar todos os seus produtos em seu veículo atual e tem feito várias viagens que poderiam ter sido concluídas em uma, talvez seja hora de expandir sua frota com novos veículos.

Isso não só reduzirá o número de viagens que você tem que fazer, mas também vai diminuir a quantidade de tempo que você gasta voltando para a base.

Estude uma expansão comercial

Se o seu desejo é levar o seu negócio para um nível maior e as avaliações dos seus números estavam propensas a uma expansão, vale a pena aumentar a frota de caminhões.

Se você atende a pequenos serviços de transportes e vislumbra atender a grandes indústrias, por exemplo, adquirir veículos maiores será importante para entrar nesse novo ramo de negócio.

Pense sobre a necessidade de um caminhão específico

Se a sua demanda de serviço atual tem exigido de você um caminhão específico, esse é um indicativo que você precisa adquirir tal modelo. Mas uma única demanda não é um fator exclusivo a ser analisado. É preciso avaliar qual o custo dessa aquisição frente ao retorno financeiro que ela trará.

Tendo alguns veículos diferentes para escolher — alguns que são menores e alguns que são maiores — garantirá que você tenha eficiência em termos de combustível e poderá entregar o produto em um carro mais ágil.

É importante que o tamanho da sua frota de caminhão coincida com o crescimento do seu negócio. E apenas um planejamento estratégico te ajudará a saber, com mais segurança, quando adicionar outro veículo pode ser vital para o sucesso contínuo do seu negócio.

E você, está pensando em expandir a sua frota? Tem conversado com o seu setor financeiro e de vendas? Conte para a gente, nos comentários, quais são as suas ideias e experiências.

Deixe um comentário