Prolongando_a_vida_útil_do_caminhão_conheça_4_dicas.jpg.jpeg

O caminhão representa o sustento para a maioria dos caminhoneiros. Por isso é tão importante mantê-lo funcionando perfeitamente, sempre pronto para qualquer tipo de trabalho!

No entanto, será que você sabe como garantir o bom funcionamento do seu caminhão por muito tempo, cuidando para que sua manutenção esteja sempre em dia e tudo funcione perfeitamente? Para que ele nunca o deixe na mão, continue lendo o artigo e confira algumas ótimas dicas para aumentar a vida útil de seu companheiro de estrada!

1. Faça manutenções periódicas

Se o seu objetivo é manter o seu caminhão funcionando perfeitamente por muitos e muitos anos, você não deve deixar de fazer manutenções periódicas. Não se importe em gastar um pouco mais com peças originais e oficinas autorizadas. Essa prática vai garantir uns bons anos a mais de vida útil ao seu caminhão, além de representar menores gastos no futuro.

2. Siga as orientações do manual do proprietário

Siga à risca o manual do veículo. O manual contém as orientações de fábrica primordiais para o uso adequado do caminhão. Você terá informações quanto ao tipo de óleo lubrificante que deverá usar, saberá a calibragem correta dos pneus de cada eixo, o tipo de combustível e o período estipulado para as revisões.

3. Não sobrecarregue o seu caminhão

Apesar de um caminhão conseguir carregar muito peso, existe um limite para cada tipo de veículo. Extrapolá-lo pode reduzir o seu tempo de vida útil.

O excesso de carga no caminhão pode trazer diversos problemas. A lentidão é um deles, principalmente nas subidas. Entretanto, existem outros muito mais sérios na parte mecânica, que podem acarretar gastos com reposição de peças.

Carga em excesso em caminhões pode ocasionar problemas de desequilíbrio nos eixos, na frenagem e na estabilidade nas curvas, aumentando o risco de acidentes, além de provocar um gasto muito maior de combustível.

A dica é não sobrecarregar o seu caminhão, por carga nenhuma, não valerá a pena. Lembre-se de que a segurança deve estar sempre acima de qualquer outro objetivo. Dessa forma você vai preservar o seu veículo e, principalmente, a sua vida.

4. Carregue o caminhão corretamente

Colocar a carga de forma correta é de vital importância para manter em perfeito estado a suspensão, os eixos, os para-choques e a carroceria. Confira algumas dicas para distribuir melhor a carga:

  • Comece a colocar a carga sempre de trás para a frente, porque evita o desequilíbrio na hora do carregamento.
  • Distribua o peso pelos dois lados, nunca carregue um lado mais do que o outro. Busque distribuir a carga por todos os eixos do caminhão.
  • Cargas concentradas devem ser posicionadas nos espaços que existem entre os eixos.
  • Uma grande carga concentrada e indivisível deve ser colocada sempre deitada, com o lado maior apoiado na carroceria.

Seguindo esses cuidados com o seu caminhão, você estará contribuindo para que ele tenha durabilidade bem maior. São medidas simples que possibilitam uma boa economia, bem como a diminuição considerável de aborrecimentos nas idas frequentes ao mecânico.

Gostou das dicas? Que tal curtir nossa página no Facebook? Lá você ficará por dentro de outras excelentes dicas sobre caminhões!

Deixe um comentário