Manutenção_de_caminhões_por_que_prevenir.jpg.jpeg

O caminhão é o grande protagonista da logística nacional. Ele roda muito, percorre o país de ponta a ponta e por isso acaba enfrentando condições não muito favoráveis em determinados lugares. Pelo fato de percorrer muitos quilômetros, o caminhão precisa estar sempre com as revisões em dia para garantir a sua segurança e o seu bom funcionamento.

Quando você deixa de revisar o caminhão e fazer a manutenção nas peças que desgastam mais, fica sujeito a situações desagradáveis. Entre elas, ficar parado em um local ou região onde nem a peça para substituir você terá.

Veja agora o porquê de fazer a manutenção de caminhões.

Por que prevenir? Você consegue antecipar os problemas

Ao fazer a manutenção preventiva do seu caminhão por meio das revisões e cuidados durante o uso, você gasta menos com os reparos. É mais fácil e barato fazer a manutenção de uma peça do que substituí-la ou, pior: ter que substituir um conjunto inteiro que depende dela.  Assim, o seu caminhão fica mais tempo disponível para trabalhar.  

Fazer a manutenção preventiva ajuda até na organização do seu orçamento. Você tem uma noção maior de quanto vai gastar e pode se programar para efetuar o pagamento. Ao levar uma peça ao seu desgaste máximo e só buscar reparo depois que ela quebra, você pode ser surpreendido por valores jamais previstos no seu orçamento. É o velho caso do barato que sai caro.

O comprometimento do seu orçamento vai provocar situação de estresse. Você precisará de dinheiro e não terá como trabalhar, pois o caminhão ficará parado.

Sabendo o que revisar, o caminhão estará sempre pronto para trabalhar

A manutenção preventiva é diferente dos cuidados diários que devemos ter com o caminhão, como a calibragem dos pneus e a troca de óleos e filtros. Os itens que devem ser verificados na revisão são:

  • Filtros de ar e de combustível: esse conjunto de filtro ajuda na regulagem do motor e garante a potência de que ele precisa.

  • Bomba d’água: faz o resfriamento do motor, evitando o superaquecimento.

  • Parte elétrica: faróis, lanternas, setas, limpadores, luz de freio e luz de ré, que garantem que o caminhão tenha a visibilidade necessária para que você veja e seja visto pelos demais motoristas.

Além desses pontos, alguns outros merecem atenção especial. Saiba quais são e os benefícios de prevenir a manutenção:

Sistema de freios

Alguns modelos de caminhões permitem que o seu sistema de freios tenha uma regulagem para proporcionar vida útil maior para as lonas. Isso torna a frenagem mais eficiente e reduz o risco de acidentes.

Além disso, a manutenção preventiva verifica as pastilhas de freio, que podem desgastar com mais rapidez pelo mau uso ou uso excessivo em regiões serranas.

Terminal de direção

O terminal de direção pode ter uma folga que causa desgaste prematuro nos pneus, deixando-os irregulares por causa do mau funcionamento do rolamento. O resultado disso provoca até mesmo maior consumo de combustível.

Motor e válvulas

O bom funcionamento do motor e de suas válvulas proporciona bom desempenho, economia de combustível e diminuição de gases poluentes emitidos pelo escapamento.

O manual do proprietário tem as informações de que você precisa. A força do hábito, contudo, nos leva a ignorar as informações do manual do proprietário, que tem as recomendações de revisão de todas as partes do veículo de acordo com a quilometragem percorrida. Ele vai além, dando dicas de manutenção que vão prolongar a vida útil dessas mesmas peças.

Fique de olho também no programa de revisões porque, além de checar as peças, ao cumpri-lo de acordo com as datas estabelecidas você mantém o seu caminhão dentro do período de garantia contra defeitos. E isso ajuda até na hora de revendê-lo.

Deixe o seu comentário no post e nos diga se você faz a manutenção preventiva do seu caminhão.

 

Deixe um comentário