Guia da ergonomia para caminhoneiros: melhore sua postura e sua saúde

guia-da-ergonomia-para-caminhoneiros--melhore-sua-postura-e-sua-saude4978

A ergonomia para caminhoneiros é um tema importante para quem trabalha no setor de transporte de cargas, porque a posição de dirigir pode estar ligada a uma série de doenças ocupacionais. Como o motorista passa horas na estrada, sentado, com movimentos repetitivos, a ocorrência de dores localizadas é grande. Quer ter uma posição de dirigir confortável e saudável? Então confira as dicas a seguir:

A importância da ergonomia para caminhoneiros

Você já ouviu falar em ergonomia? Essa é uma área que estuda as interações entre o homem e a máquina, de modo a desenvolver equipamentos que façam essas relações serem mais eficientes.

No caso dos caminhões, a indústria se preocupa em tornar os veículos adaptáveis para proporcionar uma condução agradável e eficaz. Por exemplo: os formatos dos bancos, da alavanca do câmbio e do volante são pensados em termos de conceitos ergonômicos.

O perigo do sedentarismo para a saúde

Ficar parado por horas a fio, não ter atividade física regular e estar acima do peso são algumas características de muitos motoristas. Os perigos do sedentarismo são agravados quando há consumo de cigarro e de álcool.

Ainda assim, por mais que o caminhoneiro precise ficar muito tempo na estrada, é muito importante que aproveite as paradas para dar uma esticada nas pernas e fazer um rápido alongamento. Assim os músculos não se atrofiam. Esse tipo de hábito, no longo prazo, fará com que você previna várias doenças.

Como a posição de dirigir afeta a saúde

O jeito com o que o motorista senta no banco, troca as marchas e coloca os pés sobre os pedais pode dizer muito sobre a saúde dele. Isso porque a posição de dirigir pode ser geradora de doenças ocupacionais, como a bursite.

Além disso, a má postura pode causar dores na coluna, tanto na cervical (na parte de trás do pescoço) quanto na lombar (na região da cintura). Mesmo assim, a ergonomia para caminhoneiros oferece algumas comodidades para o motorista, como o encosto para o pescoço no banco, além da regulagem do assento, em distância e em altura.

Alguns modelos de veículos ainda permitem o ajuste do volante, em profundidade e em inclinação. Tudo isso para tornar a posição de dirigir mais confortável.

Dicas de postura na direção

Saiba que você mesmo pode ter várias atitudes para melhor a sua posição de dirigir. Por exemplo:

  • Quando você sentar em frente ao volante, deixe a cintura e as costas coladas no banco, em um ângulo próximo de 90 graus;

  • Já as pernas devem estar semiflexionadas, em um ângulo entre 110 e 120 graus;

  • Cuide para que os seus calcanhares estejam sobre o assoalho da cabine. Logo, não descanse o pé sobre os pedais nos momentos em que não utilizar os comandos;

  • Posicione o banco de modo a não precisar esticar o pescoço para ver o retrovisor. Você só deve mexer os olhos para conseguir enxergar os espelhos.

Agora que você já sabe um pouco o que é a ergonomia para caminhoneiros, pode cuidar da sua saúde com mais atenção. Que outras dicas você daria para um colega melhorar a posição de dirigir? Deixe sua resposta aqui nos comentários. Participe!

Deixe um comentário