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A vida de caminhoneiro não é nada é fácil. Muitas horas de trabalho seguidas, prazos de entrega de carga, rodovias mal cuidadas… As dores se espalham pelo corpo e o horário de descanso nem sempre é o ideal para que o organismo se restabeleça.

Hoje, porém, falaremos sobre soluções para seus problemas, ou parte deles: alguns exercícios laborais resultarão um corpo mais saudável e livre de doenças ocupacionais mais sérias.

O que são os exercícios laborais?

Os exercícios laborais são uma enorme variedade de exercícios que ajudam o trabalhador a manter a saúde no ambiente de trabalho, já que ele passa horas fazendo uma certa atividade e não tem pausas, o que pode trazer danos à saúde.

No caso dos caminhoneiros esses exercícios são feitos no próprio caminhão quando ele está parado em um congestionamento ou em suas paradas para repouso e outras necessidades. Aquela famosa “esticada no corpo”, juntamente com outros movimentos, faz parte dos exercícios laborais.  

Quais são os benefícios dos exercícios laborais para a saúde?

Os benefícios dos exercícios laborais para a saúde são enormes. Com eles, você irá evitar diversos problemas, tais como: inflamações, lesões, tensões, contusões, LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (doenças osteo-musculares relacionadas ao trabalho), que são doenças relacionadas ao trabalho e esforço repetitivo das funções.

Além de prevenir doenças, os exercícios laborais ajudam na circulação, elasticidade do corpo, flexibilidade dos músculos e redução o cansaço. Você poderá ainda relaxar e aliviar o estresse de uma viagem longa ou um engarrafamento grande.

Quando os exercícios podem e devem ser feitos?

Há 3 etapas em que os exercícios podem e devem ser feitos. Ao iniciar o dia de trabalho, durante a jornada e ao descansar. Os exercícios laborais são divididos em: preparatório, compensatório e relaxamento, seguindo as etapas anteriores.

A prática dessas 3 partes é de tremenda importância para manter a sua saúde em dia.

Que exercícios devo fazer?

Os exercícios laborais para o caminhoneiro são simples e muito fáceis de fazer. De pé ou sentado, esses exercícios podem ser executados em curto tempo, não prejudicando os horários de trabalho.

Basta prestar atenção em nossas dicas e realizar com força de vontade, que você estará no caminho certo para ter uma vida mais saudável.

Fase preparatória

Ao iniciar um dia de trabalho, você deve fazer alguns exercícios para se sentir mais disposto durante a longa trajetória. Aproveitando que ainda não começou a trabalhar, uns exercícios em pé podem ajudar a dar a disposição necessária para o início do dia, trabalhando grupos musculares que serão acionados durante a jornada de trabalho.

Exercícios laborais de pé

  • Com os pés unidos e com os joelhos esticados, coloque os braços acima da cabeça, entrelace os dedos e estique. Conte até 10;

  • Na mesma posição anterior, coloque os braços para frente e estenda com os dedos entrelaçados. Conte até 10;

  • Relaxe os braços e vire o corpo para esquerda e logo depois para direita. Faça esse movimento pelo menos 5 vezes para cada lado;

  • Ainda de pé, com os pés unidos, pegue com a mão direita o pé direito e puxe para trás. Repita com o lado esquerdo. Faça no mínimo 5 vezes cada lado;

  • Sem flexionar os joelhos, desça com o tronco até os pés. Vá até seu limite sem forçar esse exercício. Conte até 10.

Fase compensatória

Esses exercícios laborais podem ser feitos durante o seu trajeto. Mesmo sentado ou parado em um engarrafamento, eles podem ser executados. Você não precisa ficar de pé, o que facilita a prática. Você pode praticar esses exercícios laborais quantas vezes quiser ou achar necessário.

Exercícios laborais sentado

  • Coloque os braços acima da cabeça e entrelace os dedos. Estique tracionando a coluna, incline-se para direita e depois para a esquerda. Faça pelo menos 05 para cada lado;

  • Vire seu corpo para a esquerda como se fosse pegar o seu assento, mantenha-se por 10 segundos nessa posição e troque para o lado oposto;

  • Coloque a perna esquerda sobre a direita formando um ângulo de 90 graus. Puxe o pé para o quadril, conte até 10 e repita com o lado oposto;

  • Ainda com as pernas na posição do exercício anterior, coloque as mãos no joelho e suba a perna em direção à barriga. Conte até 10 e repita com o lado oposto;

  • Volte a posição inicial e tente alcançar os pés com as mãos, mantendo o tronco ereto. Conte até 10.

Fase de relaxamento

Finalmente a jornada do dia acabou. Para um sono mais tranquilo e realmente compensador, o melhor a ser feito por você, caminhoneiro, são os exercícios laborais de relaxamento.

Exercícios no chão

  • Sentado com as pernas esticadas, entrelace os dedos, coloque os braços acima da cabeça e estenda o máximo que puder. Conte até 10;

  • Sentado  no chão, flexione as pernas de forma horizontal colocando as plantas dos pés juntas. Faça movimentos com as pernas para cima e para baixo, como o bater de asas de uma borboleta. Faça pelo menos 10 vezes para cada posição;

  • Ainda com as pernas em formato de “borboleta” como no exercício anterior, estique o tronco para a frente das pernas e tracione ao máximo a coluna. Lembre-se de não ultrapassar seu limite, para não causar nenhum dano à sua saúde;

  • Volte a posição ereta, e com o auxílio do braço oposto vire a cabeça para a direita e conte até 10, fazendo o mesmo para a esquerda em seguida;

  • Ainda na posição “borboleta”, faça o movimento com o pescoço para frente e depois para trás. Faça esses movimentos pelo menos 5 vezes para cada posição;

  • Rotacione o pescoço, encostando o queixo no peito e continuando com um movimento circular. Faça pelo menos 5 voltas completas com a cabeça;

  • Deitado, com as mãos ao longo do tronco e as pernas esticadas, feche os olhos e respire profundamente. Inspire, aguarde um pouco e expire. Faça pelo menos 5 vezes esse processo respiratório.

Viu como é fácil se tornar um caminhoneiro mais saudável? Mas, lembre-se de que não é apenas a prática de exercícios laborais que vai solucionar todos os seus problemas. Alguns cuidados com a alimentação são imprescindíveis. Nunca se esqueça, também, de passar o protetor solar para cuidar da pele!

Cuidando de sua saúde o trabalho ficará mais prazeroso e o retorno para sua família será mais seguro. Bom trabalho e boa viagem!

 
 

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