dicas-para-caminhoneiros-4-maneiras-de-planejar-melhor-sua-viagem.jpeg

As estradas e rodovias do país são não somente uma forma de ligar as cidades e estados, mas também o local de trabalho de milhares de caminhoneiros. Assim como qualquer outro trabalho, os transportes e fretes precisam ser realizados com cautela e bastante planejamento para alcançar bons resultados.

Não programar as entregas, deixar de planejar as rotas e de estipular metas pode impactar significativamente no desempenho e tornar uma viagem simples bastante desagradável. Para evitar qualquer tipo de problema e dores de cabeça, separamos 4 dicas para você planejar melhor a viagem. Confira!

Estipular previamente as rotas

O primeiro ponto importante para o planejamento de qualquer viagem é a definição das rotas. Decidir quais estradas pegar e o caminho a ser seguido pode reduzir bastante o tempo da viagem e diminuir as chances de ficar preso em engarrafamentos.

O planejamento de rotas permite também uma redução dos custos de operação. Estudando melhor os caminhos e conhecendo as estradas, é possível as menores distâncias, reduzindo os gastos com combustíveis e outras despesas comuns, como alimentação e paradas para descanso. Além disso, as escolhas por melhores rotas reduz o tempo das entregas e evita eventuais atrasos.

Planejar todas as paradas

Com a definição das rotas, é possível estipular facilmente cada uma das paradas para alimentação, descanso e até mesmo para dormir ou passar a noite. Escolher melhor as paradas permite que o caminhoneiro se alimente de forma mais saudável, durma em locais seguros e, principalmente, consiga controlar melhor os gastos e economizar.

Acompanhar a previsão do tempo

Existem inúmeros aplicativos para celular que permitem que os caminhoneiros fiquem por dentro de tudo que acontece nas estradas. Um monitoramento de grande importância e que deve ser feito é o das condições climáticas.

A previsão do tempo é um fator fundamental para planejar melhor a viagem. Acompanhar o clima na região evita que o caminhoneiro corra riscos na estrada e até mesmo que seja pego de surpresa por uma tempestade que force uma parada inesperada.

Cuidar da saúde

Não adianta nada definir a melhor rota e as melhores paradas possíveis, se o caminhoneiro não estiver bem de saúde. Um dos principais fatores que podem interferir na viagem é a condição do motorista; portanto, para planejar qualquer viagem é fundamental que o caminhoneiro leve em consideração sua saúde, quanto tempo ele conseguirá dirigir por dia e se está apto para todas as funções.

Quando estiver na estrada, é muito importante parar a cada 3 ou 4 horas para descanso, fazer suas necessidades fisiológicas e se alimentar. Outro detalhe importante é sempre considerar nas paradas noturnas pelo menos 8 horas de sono. Esse é o tempo necessário para que o motorista esteja totalmente recuperado mais um longo dia de trabalho e evite dormir ao volante e causar acidentes.

O correto planejamento da viagem evita problemas na estrada e reduz os custos. Por isso, esse hábito deve fazer parte da rotina de todos os caminhoneiros, que só têm a ganhar com ele. É importante frisar, também, que em uma viagem bem planejada os atrasos e o tempo gasto com as entregas são menores, aumentando a eficiência dos serviços prestados.

Agora que você já sabe como planejar melhor a viagem, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de várias dicas e novidades!

Deixe um comentário