comprar-um-caminhao-5-pontos-para-levar-em-consideracao.jpeg

O caminhão é um bem extremamente valioso e que pode ser utilizado para diversas finalidades, inclusive como renda principal. Existem várias montadoras no mercado e inúmeros tipos de caminhão; por isso, antes de fazer uma aquisição o cliente precisa pesquisar bastante, conhecer o modelo e, dessa forma, evitar cair numa fria.

Separamos neste post os 5 pontos mais importantes que devem ser levados em consideração para comprar um caminhão. Confira a seguir!

Montadora de qualidade

A primeira decisão importante antes de comprar um caminhão é a escolha da marca, pois ela impactará significativamente na qualidade do produto. Procure montadoras famosas e que tenham grande participação no mercado. Dessa forma, sua aquisição será uma máquina de alta qualidade, o acesso a concessionárias e oficinas será bastante fácil e provavelmente os gastos com o caminhão serão menores.

Tipo do caminhão

Existem diversos modelos de caminhão, com diferentes tipos de aplicações: ele pode ser destinado para uso urbano ou rodoviário, ter baú, caçamba ou guincho, entre outras características. Por isso, é fundamental que o comprador leve em consideração qual será a finalidade do veículo ou quais serão os serviços prestados.

Somente depois de decidir essas questões é que a compra deve ser feita. Não adianta, por exemplo, adquirir um modelo de caçamba para o transporte de carga perecível. Portanto, defina exatamente todos os seus objetivos antes de comprar a máquina.

Tecnologia

Poucas pessoas levam em consideração a tecnologia embarcada no caminhão na hora da compra. Geralmente, como esses adicionais encarecem o veículo, a maioria dos clientes acaba optando pelos modelos mais básicos.

Esse é um pensamento bastante errado! Na verdade, quanto mais tecnológico for o caminhão, menor será o consumo de combustível, maior é sua vida útil e menos frequentes são as quebras e os problemas com manutenção.

Por isso, ao comprar um caminhão busque novas tecnologias e pesquise sobre o que tem de novo no mercado. Isso poderá ser um diferencial para o seu negócio e até mesmo reduzir alguns custos de operação.

Mecânica do caminhão

Na hora da compra, opte sempre por modelos robustos, com forte motorização e mecânica de ponta. Lembre-se, os caminhões passam horas e horas todos os dias em serviço, enfrentando estradas precárias e as mais diversas condições climáticas. Além de ter que vencer todos esses desafios, ainda precisam fazer isso carregados. Por isso, a mecânica será fundamental para o seu ótimo desempenho nas estradas.

Avalie se é melhor comprar um caminhão usado ou novo

Essa é provavelmente a maior dúvida dos clientes na hora de adquirir veículos. A principal vantagem de um modelo novo é o fato de a manutenção ser mais facilitada e o gastos com revisões serem menores. Porém, a depreciação de um caminhão novo é muito mais rápida do que a de um seminovo, fazendo com que a “perda de valor” seja muito maior.

Ambas as opções têm vantagens e desvantagens, e a decisão por qual é o ideal para o seu caso depende de vários critérios. O investimento a ser feito, os gastos operacionais, a aplicação e a utilização do modelo e os custos com manutenção devem ser avaliados no momento da escolha.

Caso você opte por um caminhão seminovo, não se esqueça de verificar todos os detalhes do modelo e levar um mecânico de confiança para avaliar a parte mecânica.

Você leva em consideração todos esses detalhes antes de comprar um caminhão? Conhece outros que deveriam fazer parte dessa lista? Então não deixe de comentar e compartilhar suas dicas conosco!

Deixe um comentário