Como_reduzir_o_desgaste_das_peças_para_caminhões_no_dia_a_dia.jpg.jpeg

Manter as peças do caminhão sempre bem preservadas faz com que você e o veículo estejam sempre em segurança, além de economizar dinheiro evitando as substituições frequentes por conta de mau uso. Por isso, nós separamos os principais itens e dicas para que você aprenda a reduzir o desgaste das peças para caminhões no dia a dia. Confira!

Atente-se aos limites do seu caminhão

Esteja ciente de que sobrecarregar o caminhão não é saudável para o bom funcionamento dele como um todo. Andar com o caminhão sobrecarregado é um dos principais motivos para que acidentes aconteçam, pois a sobrecarga quebra peças e sistemas (como o motor), deixando o veículo desgovernado.

Faça a calibragem correta dos pneus

Nem muito cheios, nem muito vazios. Cada modelo de caminhão possui as especificações ideais para a calibragem dos pneus. Basta que você siga as do seu caminhão. Um pneu mal calibrado provoca o desgaste da banda de rodagem e aumenta o consumo de diesel.

Fuja dos combustíveis adulterados

Abastecer em um local que seja da sua confiança é essencial. Tudo bem que você pode não estar sempre na mesma região por conta do serviço, porém, em uma rede de postos com uma bandeira confiável é uma melhor escolha do que apelar para os preços baixos de um posto sem marca.

O diesel batizado diminui a expectativa de vida do seu caminhão. Ele ainda provoca problemas no motor como entupimento de bicos, aumento no consumo de combustível e perda de força.

Mantenha o filtro de ar sempre limpo

Você, como um bom e experiente motorista, sabe que o filtro de ar influencia no funcionamento do motor do seu caminhão. A substituição dele sempre que for necessária deve ser feita para que a poeira não invada o motor do seu veículo e assim prejudique o seu funcionamento.

Diminua o desgaste dos freios

Nas decidas, utilize o freio motor para economizar combustível e desgastar menos os frios principais. O freio motor ajuda a manter a velocidade do caminhão, preserva o seu motor, economiza combustível e preserva os freios principais. Ao realizar a troca de marchas, faça-as sempre no tempo certo.

Tenha cuidado com a suspensão do seu caminhão

Para que o desgaste da suspensão do seu caminhão seja diminuído, faça um check-up dela a cada 3 meses. Caso o caminhão seja usado com muita frequência, diminua esse prazo para a cada 30 dias. Além disso, verifique o estado das molas e faça a substituição delas de acordo com o manual do seu veículo.

Compre peças autênticas e de revendas autorizadas

Da mesma forma que você não abastecerá o seu veículo em qualquer posto desconhecido por conta da possibilidade de colocar no caminhão um combustível de má qualidade, é importante que você use sempre peças autênticas e faça a compra delas nos postos de venda autorizados. Essas peças possuem garantia e foram testadas para a máxima performance possível, o que proporciona segurança e estabilidade para o caminhão.

Não se esqueça da revisão

Siga o manual do proprietário do seu veículo e faça todas as revisões programadas, pois além de ter o veículo com a garantia válida, você consegue prevenir e reduzir o desgaste das peças no dia a dia.

Agora que você já sabe como reduzir o desgaste das peças para caminhões, leia o nosso artigo 5 sinais de que é hora de levar o caminhão para a revisão, e saiba como fazer a manutenção de maneira correta.

 

Deixe um comentário