Como evitar o excesso de peso ao rodar na estrada

​Trafegar pelas estradas com excesso de peso, além de aumentar os custos com a manutenção do veículo, traz sérios riscos à segurança e pode causar graves penalizações legais. Além disso, aumenta no valor do frete — o que pode atrapalhar na concorrência no setor. Sendo assim, é claro que a melhor opção a vista disso é evitar o excesso de peso ao rodar na estrada. Mas como fazer isso?

Leia o nosso post de hoje e veja algumas das principais dicas:

O excesso de peso na estrada

Embora a fiscalização esteja diminuindo o número de caminhões rodando com excesso de peso, trafegar com o caminhão carregado acima do permitido é uma prática antiga que ainda é realizada por vários profissionais. No entanto, muitos não conhecem os prejuízos dessa atitude.

O Ministério Publico Federal está processando o transportador que trafegar com carga acima do permitido. Ele é cobrado pelo dano causado à estrada e pelo risco que oferece aos outros motoristas. O prejuízo também é grande para o motorista, pois a sobrecarga causa danos no caminhão, aumento o consumo de combustível e tornam o condutor passível de multas.

Outros prejuízos afetam a sociedade, como o aumento da poluição gerada pelos caminhões que trafegam com excesso de peso e o risco de acidentes.

Como evitar o excesso de peso

Veja a seguir algumas dicas para não pegar a estrada com o veículo sobrecarregado:

Mantenha as características da carga

Uma das soluções que muitas empresas de transporte de carga utilizam para evitar o excesso de peso ao rodar na estrada é manter as características da carga e, com isso, a rotina nas viagens. Dessa forma, a variação no peso entre os deslocamentos é mínima e não gera excedente.

Suponha, por exemplo, que o limite de uma estrada é de 27 toneladas. O transportador deve criar a rotina de trafegar com o peso variando entre 21 e 25 toneladas, pois dessa forma as balanças nas estradas não serão problema e a distribuição e peso será facilitada.

Outro detalhe que vem sendo trabalhado por vários transportadores é a necessidade de distribuir o peso da carga, pois o excesso de peso entre os eixos do veículo pode trazer problemas, mesmo que o peso da carga esteja em ordem.

Monitore o transporte

Acompanhar o carregamento, a documentação e a conferência da carga é uma das soluções encontradas por diversos motoristas, pois participando da distribuição e do monitoramento do serviço, eles se tornam mais uma etapa de fiscalização e conseguem se precaver de qualquer eventualidade.

Vale lembrar que também são esses profissionais que conseguem o melhor custo-benefício em cada viagem, tendo em vista que por não transportarem excesso de peso na estrada, não geram desgaste excessivo aos caminhões e não aumentam os riscos de acidentes.

E então, o que você deste post? Conte para nós qual é a sua opinião no campo de comentários! E agora que você já sabe evitar o excesso de peso ao rodar na estrada, curta a nossa página no Facebook e não deixe de acompanhar as nossas atualizações para conferir mais dicas.

 

Deixe um comentário