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O estilo de vida de caminhoneiros, obviamente, exige viagens constantes. Por isso, esses profissionais que vivem na estrada não têm à disposição uma cozinha nem ingredientes frescos para preparar suas próprias refeições — o que os deixa, muitas vezes, à mercê de um cardápio duvidoso. No post de hoje, listamos algumas dicas de como os caminhoneiros, que passam a maior parte do tempo longe de casa, podem manter uma dieta saudável. Confira!

Equipe-se

Um refrigerador, do modelo tradicional ou compacto, e um micro-ondas são investimentos que podem trazer um retorno alto em termos de saúde e praticidade, e ajudam muito na conquista de uma dieta saudável.

  • O refrigerador auxilia na conservação dos alimentos, e pode ser utilizado para armazenar frutas, legumes, saladas (que podem ser compradas já higienizadas), iogurtes e até mesmo refeições prontas;
  • O micro-ondas, além de aquecer alimentos, pode ser usado para preparar sopas, algumas massas e até mesmo bolos.

Se tiver a possibilidade, considere incluir esses equipamentos no caminhão.

Não descuide da hidratação

Um erro comum de quem passa muito tempo na estrada é não beber água suficiente. Mantenha uma garrafa de água sempre por perto e procure ingerir pelo menos 2 litros por dia. Aumente essa quantidade nos dias mais quentes. Sucos, chás e outras bebidas podem contribuir para a hidratação, mas a água deve ser sempre a primeira opção.

Invista em lanches rápidos e práticos

Para não sobrecarregar o estômago e exagerar nas refeições principais, é indicado fazer pequenos lanches entre elas, a cada 3 ou 4 horas. Para facilitar o momento do lanche, tenha sempre opções saudáveis e portáteis que podem ser consumidas rapidamente:

  • castanhas, nozes e outras oleaginosas;
  • frutas secas ou desidratadas;
  • barrinhas de cereais;
  • biscoitos integrais (doces ou salgados);
  • legumes higienizados e picados (cenouras, aipo, pepino etc.);
  • frutas frescas (maçã, banana, uva etc.).

Uma das vantagens de viajar pelo país é conhecer uma grande variedade de frutas e vegetais — aproveite isso e experimente novos sabores.

Faça boas escolhas nas paradas

É possível se alimentar bem em restaurantes e lanchonetes espalhados pelo caminho, buscando as melhores opções para matar a fome e nutrir o corpo:

  • Escolha grelhados, cozidos e refogados, e evite as frituras;
  • Inicie a refeição por saladas, com folhas verdes e legumes de cores variadas;
  • Para temperar a salada, utilize azeite e sal em vez de molhos prontos;
  • Dê preferência a carnes magras, como frango e peixes;
  • Evite massas com molhos pesados;
  • Procure não tomar líquidos durante as refeições;
  • Se for beber alguma coisa, escolha sucos naturais e deixe os refrigerantes de lado.

Faça uma refeição leve à noite

Para o jantar, invista em sopas, sanduíches naturais ou carnes grelhadas e salada. Evite fazer refeições pesadas à noite — nesse período, a digestão fica mais lenta. Se tiver fome após o jantar, coma uma fruta, alguns biscoitos ou um chá. Procure não dormir logo após a refeição, para evitar problemas de digestão.

A rotina pesada dos caminhoneiros não é desculpa para se alimentar mal. Uma dieta inadequada pode causar vários problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e obesidade. Com um pouco de planejamento e fazendo escolhas conscientes, é possível manter uma dieta saudável na estrada!

Como você se alimenta durante as longas viagens? O que não pode faltar no caminhão para garantir uma dieta saudável? Conte para a gente nos comentários!

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