caminhoneiro-voce-sabe-qual-e-a-postura-correta-para-dirigir.jpeg

Aqueles que trabalham muito tempo na mesma posição têm predisposição a sentir dores devido à postura incorreta em que ficam na maior parte do horário de serviço. Para caminhoneiros, que enfrentam horas e horas na cabine, essa é uma questão de extrema importância. Se jogar de qualquer jeito na boleia do veículo pode trazer, a longo prazo, sérios problemas de saúde ao motorista.

Doem os pés, as pernas, o pescoço, as costas. Você é um desses? Está querendo se livrar desses erros e descobrir qual é a melhor postura para ficar atrás do volante? Então este artigo é pra você! Confira qual a postura correta para dirigir:

Modo de sentar

A poltrona não deve ficar da forma que você acredita estar mais “confortável”. O ideal é que ela fique em um ângulo reto (L), de 90º, ou pelo menos algo próximo dessa posição. Essa é a postura ideal para o seu corpo não sofrer com dores no futuro.

Encosto da cabeça

O encosto de cabeça da cadeira do motorista deve estar regulado de acordo com a altura do caminhoneiro. O ideal é que, geralmente, o encosto fique na altura dos olhos.

Apoio para os braços

Mais uma dica: é importante ter um apoio para os braços, para que eles não fiquem suspensos por muito tempo. O apoio deve estar instalado na altura dos cotovelos para melhor ergonomia dos braços.

Descanso dos pés

Esse é um erro muito comum entre os motoristas e que pode trazer problemas futuros. O ideal é nunca deixar os pés descansando nos pedais do caminhão, nem embaixo do banco, pois isso prejudica a postura. Ao descansar, deixe os tornozelos no assoalho do veículo e as pernas levemente inclinadas.

Almofadas

Colocar almofadas nos assentos é uma boa opção caso o caminhoneiro não se sinta confortável com a densidade da poltrona do veículo que dirige. Adquira uma e regule os itens anteriores de acordo com o tamanho da almofada escolhida.

Massageadores

O corpo não pode ficar em uma superfície dura por muito tempo. Massageadores, geralmente, são sólidos e, em vez de “massagear”, vão causar dor. Se optar por um, fique de olho no modelo escolhido e saiba que nem sempre esses objetos vão aliviar tensões na sua lombar— em alguns casos, eles podem até piorá-las.

Na hora da parada

Não é indicado rodar por mais de 2 horas consecutivas. Sempre que der, entre esses períodos, pare e faça uma pequena caminhada. Estique os braços, flexione as pernas, faça alguns exercícios de alongamento. Essa paradinha é fundamental para a circulação sanguínea do seu organismo.

Alimentação

Você pode estar se perguntando “mas o que tem a ver o alimento ingerido com a ergonomia do caminhoneiro”? Pois saiba que os dois têm muita ligação. Imagine comer uma baita feijoada às 2h da tarde num calor de 30º C? Você não vai conseguir seguir viagem com a postura correta, seu organismo não vai deixar.

Por isso, prefira alimentos leves em dias quentes e, além disso, beba muita, muita água. Essas pequenas coisas promovem uma sensação de bem-estar e são hábitos mais saudáveis.

Seguindo essas dicas, as chances de sofrer com dores por conta da ergonomia são pequenas e rodar pelo país a fora pode ser muito mais confortável e seguro, tanto para você quanto para os outros motoristas.

Gostou das nossas dicas? Então assine já a nossa newsletter! Lá você encontra muitas outras curiosidades e dicas que vão fazer diferença para a sua profissão

Deixe um comentário