Caminhoneiro_7_dicas_de_segurança_para_dirigir_na_neblina.jpg.jpeg

Quem dirige pelas estradas provavelmente já deve ter enfrentado problemas com a neblina em um determinado momento. A incidência desse fenômeno meteorológico eleva o risco de acidentes nas vias. Comum em lugares onde ocorre uma imediata variação da temperatura, como em vales, serras e rios, o tempo nebuloso pode limitar a visibilidade do condutor, colocando sua vida em perigo.

Por isso, é muito importante que o caminhoneiro siga algumas recomendações quando o tempo não está ajudando na estrada. Para encarar a “cortina de fumaça” sem colocar em risco sua vida, veja a seguir 7 dicas de segurança para dirigir na neblina!

Mantenha o veículo em boas condições

É fundamental que seu caminhão esteja em boas condições e com a revisão em dia. O motivo? Dirigir em condições climáticas desfavoráveis pode ser muito mais perigoso se alguma peça te deixar na mão, como o para-brisa, por exemplo. Ao enfrentar a neblina, o bom funcionamento dessa peça é crucial. Portanto, nunca pegue a estrada com o veículo com algum item prejudicado, ok?

Reduza a velocidade

Quando a neblina surgir, procure diminuir a velocidade do caminhão e aumentar a distância do veículo que está a sua frente. Dessa forma, você terá um maior campo de visibilidade e não correrá o risco de sofrer algum acidente ou de colocar a vida de outras pessoas em perigo.

Busque informações sobre a rodovia e o tempo

Antes de viajar, procure se informar na internet sobre as condições meteorológicas e de estrutura da estrada. Dessa maneira, você não fica desprevenido se algo acontecer, e se for o caso, poderá adiar a viagem para um outro dia. O mais importante é evitar pegar a estrada se a previsão é alta nebulosidade.

Fique atento à sinalização

Dirigir na neblina exige muita atenção. Para que sua visibilidade melhore e para que você siga sua viagem com segurança, procure se guiar por placas ou outros tipos de sinalização na estrada. Assim, você melhora seu campo de visão e consegue dirigir com mais segurança.

Evite fazer ultrapassagens

Por mais que você esteja com pressa, em hipótese alguma faça ultrapassagens com ocorrência de neblina. Além de ser uma manobra arriscada, você pode colocar a sua vida e as das pessoas que estão ao redor em perigo. A lei número um na estrada é não ter ansiedade. 

Busque um abrigo

Se a neblina continuar forte, procure algum local onde possa estacionar até que as condições de tempo melhorem. Na estrada existem muitos lugares de parada possível, como unidades policiais, postos de gasolina, motéis, além de estabelecimentos de diversos tipos. Portanto, se o tempo piorar, pare no primeiro lugar que encontrar e só siga viagem quando a visibilidade na estrada melhorar.

Regule os faróis

Antes de pegar a estrada, confira se os faróis estão bem regulados. É fundamental que eles estejam com a iluminação correta, já que do contrário podem ofuscar os motoristas que estão vindo da direção oposta.

As informações acima sobre como dirigir na neblina com segurança são fundamentais para que você evite vários tipos de acidente na estrada. Gostou das nossas dicas? Então não deixe de assinar a newsletter do nosso blog para conferir mais sugestões como essas! E aproveite também para conferir 5 dicas de segurança na estrada para caminhoneiros!

Deixe um comentário