Caminhoneiro_4_cuidados_ao_dirigir_em_dias_de_sol.jpg.jpeg

Caminhoneiros dirigem por dias inteiros, muitas vezes por muito tempo. Por isso, temos que tomar cuidado e nos atentar a coisas que parecem sem importância à primeira vista, mas que ao longo do tempo podem se tornar prejudiciais, ou até trazer algum prejuízo imediato.

O sol é uma delas: quando ficamos expostos a ele, seus raios pode causar danos irreversíveis. Pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas que podem te ajudar a dirigir melhor, com mais segurança e conforto. Confira!

Proteja bem os seus olhos

O sol pode ofuscar a vista durante o caminho, atrapalhar a visão e provocar acidentes, porque os raios solares podem atrapalhar a visualização das placas, outros veículos e até mesmo pessoas ou animais que estejam cruzando a via, o que pode acarretar em um grande problema. 

Para evitar esse tipo de acidentes, um utensílio simples pode ser usado: os óculos de sol! Deixe sempre um dentro do caminhão, assim não há possibilidade de esquecê-lo em algum lugar. E é importante que eles não sejam de qualquer tipo – é necessário que ele seja de qualidade, porque, além de melhorar sua visão da estrada, assim não irá prejudicar a saúde de seus olhos.

Bonés também podem ajudar nessas horas, pois diminuem a quantidade de luz que chega até seu rosto.

Cuide regularmente da saúde dos olhos

A visão é um dos principais instrumentos de trabalho do profissional caminhoneiro: se eles não estiverem em condições saudáveis, não há como viajar por horas na estrada. Segundo especialistas, algumas doenças oculares são silenciosas, podendo levar a pessoa à cegueira caso não sejam tratadas de maneira adequada.

E uma delas é o glaucoma, que causa diminuição do campo visual, principalmente lateral, sem que a pessoa o perceba: a deficiência é identificada apenas através de exames clínicos. Por isso, é fundamental consultar regularmente um oftalmologista para conferir a saúde dos olhos.

Mantenha sua pele protegida

A exposição excessiva ao sol, principalmente entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde, pode causar danos na pele, como manchas, coceiras e até mesmo doenças como herpes labial, insolação e câncer (que, em certos casos, podem ser irreversíveis!). Para evitar esse tipo de situação, nunca se esqueça de passar protetor solar. É indicado que seja utilizado um protetor específico para cada tipo de pele, por isso, consulte um dermatologista e saiba qual seria o mais indicado para você.

Tenha cuidado com o calor

Algumas vezes os raios solares trazem consigo um calor que chega a ser insuportável! Dirigir nessas condições pode causar desconfortos, enjoos, dores de cabeça ou até mesmo causar desmaios. Por isso, tenha em seu painel ou acoplado no vidro de seu caminhão um ventilador, para tornar a temperatura mais amena e agradável durante seu trabalho. Não se esqueça também de manter-se hidratado bebendo muita água.

Essas atitudes simples podem tornar suas viagens mais prazerosas e agradáveis. Cuide de você mesmo, faça um bom trabalho e tenha uma boa viagem! Aproveite e saiba mais informações interessantes em nosso post “Caminhoneiro: fique por dentro dos pedágios mais caros do Brasil”!

Deixe um comentário