Aprenda a economizar combustível da frota com essas 6 dicas rápidas

frotaiveco1

A economia de combustível é um fator cada vez mais importante para uma gestão de frotas eficientes. Afinal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente a gasolina acumula um aumento de quase 18% nos últimos 12 meses. Assim, implantar medidas de economia, além de evitar o desperdício, também garante uma redução nos custos com a frota em geral. Aprenda, no post de hoje, a economizar combustível com seis dicas rápidas!

Treine os motoristas

Embora o gasto de combustível esteja, naturalmente, muito relacionado ao veículo em si, boa parte do consumo também se relaciona diretamente com os hábitos do motorista e de como ela desempenha sua função. Utilizar a marcha errada ou uma velocidade alta demais, por exemplo, são duas atitudes que aumentam o consumo de combustível.

Por isso, o ideal é realizar treinamentos com os motoristas e estabelecer boas práticas de condução de modo que a economia comece logo atrás do volante.

Mantenha os veículos em dia

Um veículo que não possui manutenção frequente normalmente conta com itens que não possuem a lubrificação ideal ou que estão prestes a falhar. Entupimentos em canos e estruturas e pneus desgastados também são problemas comuns entre veículos que não passam por manutenção. Tudo isso faz com que se exija muito mais do motor e, portanto, que ele passe a consumir mais combustível.

A manutenção preventiva é fundamental para garantir que todos os componentes estejam funcionando com o máximo de aproveitamento e, portanto, evitar o consumo exagerado de combustível.

Planeje as rotas

Dificilmente sua empresa possui apenas um caminho para chegar ao local desejado e, por isso, é importante pensar na otimização e no planejamento de rotas. Para consumir menos combustível, é necessário não apenas escolher caminhos mais curtos, mas que também sejam mais eficientes — que não tenham tantas ladeiras, que não exijam tanta tração ou que não possuam muito trânsito. Com isso, o motorista chega mais rápido ao destino e também consome menos combustível.

Pesquise e compare preços

Quando não é mais possível diminuir o consumo da quantidade de combustível, é preciso investir na diminuição dos custos em geral. Para isso, é fundamental pesquisar e comparar preços de diferentes fornecedores em busca de uma condição mais facilitada e econômica. Também é sempre possível conversar com seu atual fornecedor e mostrar a cotação de outros lugares, buscando descontos e redução no preço em geral.

Mude o período de abastecimento

Outra dica rápida e altamente eficiente é mudar o período de abastecimento para os períodos mais frescos do dia, já que existem menos perdas por evaporação causada pelo calor intenso. A redução experimentada não é a do consumo em si, mas do valor pago: como o combustível está mais denso e perdendo menos massa por evaporação, você consegue adquirir a mesma quantidade por um valor menor.

Embora essa redução possa não parecer significativa, em vários abastecimentos ao longo de uma semana e para diferentes veículos, há um acúmulo significativo de economia.

Atente-se ao peso de transporte

Quanto mais pesado estiver o veículo, mais dificuldade ele encontrará para vencer a resistência do ar e, portanto, mais combustível terá que ser consumido. Por isso, o ideal é atentar-se ao peso de transporte e garantir que a frota tenha cargas que estejam dentro dos limites permitidos para cada veículo. Dessa forma, a frota não perde em eficiência e, com isso, reduz-se o consumo de combustível.

A economia de combustível é possível com medidas rápidas e eficientes, como treinamento dos motoristas, otimização das rotas, manutenção preventiva dos veículos e também pesquisa de preços. Dessa forma, sua gestão de frotas se torna mais eficiente e a empresa experimenta uma desoneração benéfica em seus processos logísticos.

Conhece alguma outra dica para economizar combustível? Comente e participe!

Deixe um comentário