7 cuidados ao parar seu caminhão na estrada para pernoite

7 cuidados ao parar seu caminhão na estrada para pernoite

O tempo do pernoite é tão essencial para uma viagem quanto é aquele passado ao volante.  Sem ele, não tem como o motorista recarregar as baterias para encarar o próximo trecho com segurança. Por outro lado, é justamente durante o pernoite que muitos ladrões preferem agir, o que torna importante que o motorista tome alguns cuidados quando para o caminhão na estrada.

Afinal, o pernoite não é o momento de vigiar o caminhão e não gera nenhum direito a adicional de sobreaviso, uma vez que serve apenas para que o motorista durma. Nesse post, listamos dicas que darão a você mais segurança na hora do descanso.

Não pare em postos mal iluminados e com poucos funcionários

O bandido prefere se proteger nas sombras e em lugares com pouco movimento que permitem que ele aja com tranquilidade. Por isso, os postos mal iluminados e com poucos funcionários são os preferidos por eles. Evite esses locais!

Deixe o caminhão visível

De nada adianta parar em um local iluminado e movimentado se o caminhão não está visível. Por isso, sempre estacione com a frente virada para o posto, para que as pessoas possam ver a cabine do caminhão e flagrar qualquer movimentação suspeita.

Chame a atenção para o seu caminhão

Depois que encontrar um lugar adequado para estacionar, informe os funcionários do posto sobre a sua localização e sempre peça para que eles deem uma olhada de vez em quando, para verificar se não há nada de suspeito acontecendo.

Porém, nunca fale nada sobre a sua carga, sobre o trajeto que vai percorrer ou sobre o seu destino. Passar informações sobre o seu carregamento pode servir para que ladrões sejam avisados para agirem em uma próxima oportunidade ou até mesmo no próprio local.

Tenha a certeza de que está tudo fechado

Ladrões são pessoas que se aproveitam de qualquer descuido para poder roubar. Portanto, quando for para o banho ou para o restaurante — e mesmo quando já estiver na cabine — certifique-se de que está tudo bem fechado.

Fique bem acordado antes de sair da cabine

Quando acordamos, a nossa atenção fica prejudicada pelo sono, o que pode ser uma excelente oportunidade para o ladrão agir. Por isso, se precisar sair da cabine no meio da noite e pela  manhã, quando for se levantar, não saia de uma vez assim que despertar.

Espere alguns minutos e procure ficar bem acordado, voltando a atenção para a parte externa do caminhão. Antes de descer, observe pelas janelas ainda fechadas se não há ninguém escondido por perto, esperando a hora de você abrir a porta para anunciar o assalto. Somente quando tiver certeza de que está tudo seguro, abra a porta e saia.

Na dúvida, dê o alerta

Se surgir qualquer suspeita de que há alguém mexendo na carga ou tentando entrar no caminhão, não abra a porta. Como você já parou de frente para o posto, será fácil chamar a atenção dos funcionários. Buzine, ligue o alerta e pisque os faróis. Provavelmente, a sua atitude será suficiente para espantar o ladrão. Se ele não fugir, os funcionários poderão tomar providências e chamar a polícia, se for preciso.

Teste o caminhão antes de partir

Pela manhã, acione o motor e deixe em funcionamento por um tempo. Você pode até sair para tomar o banho e o café, desde que tome o cuidado de deixar as portas travadas e o caminhão sob a observação de alguém.

Ao retornar, faça uma inspeção geral, para verificar se está tudo certo com os pneus, com a carroceria e com o caminhão. Isso porque, às vezes, os ladrões aproveitam o pernoite para sabotar o caminhão, obrigando que ele pare na estrada por causa de um defeito, e aproveitam a oportunidade  para anunciar o assalto.

Tomando estes cuidados você poderá ter uma noite tranquila de sono, mantendo a carga segura. Se você tem mais alguma dica ou dúvida sobre segurança na hora de parar  caminhão na estrada, compartilhe-a conosco! Deixe aqui o seu comentário!

Deixe um comentário