6 razões para fazer a manutenção preventiva da frota de caminhões

x-razoes-para-fazer-a-manutencao-preventiva-da-frota-de-caminhoes1037

Gerir uma frota não significa apenas decidir as melhores rotas ou acompanhar como as tarefas da sua companhia estão sendo executadas. Implica, também, em tomar decisões que melhorem os resultados da gestão — e, nesse sentido, a manutenção preventiva é um item indispensável. A seguir, confira 6 razões para fazer a manutenção preventiva de sua frota de caminhões:

Reduz os gastos com consertos

Como a manutenção é feita preventivamente, os componentes dos veículos são avaliados antes mesmo que aconteça algo grave. É o caso, por exemplo, de uma manutenção que identifica a necessidade de lubrificação em um componente que, sem essa prevenção, pode se danificar. Com isso, a manutenção preventiva em frota de caminhões diminui os gastos com consertos.

Melhora o desempenho dos veículos

Uma manutenção preventiva feita da maneira correta também garante que todos os itens estejam funcionando em sua máxima capacidade — o que faz com que haja uma melhora no desempenho dos veículos.

Aumenta a vida útil dos caminhões

A diminuição da necessidade de manutenção corretiva e a melhora no desempenho dos veículos também aumentam a vida útil dos caminhões. Com isso, é preciso se preocupar menos com a renovação de frotadurante a gestão, já que os caminhões continuarão operando em condições ótimas por mais tempo.

Nesse sentido, a manutenção preventiva serve como uma forma de aumentar a rentabilidade do investimento na frota, garantindo que o mesmo caminhão permaneça na ativa por mais tempo.

Otimiza o gasto de combustível

Considerando que os caminhões estão funcionando com o melhor desempenho possível, é natural que haja uma otimização do gasto de combustível. Isso significa que as perdas normais de combustível são reduzidas ao mínimo possível, fazendo com que o caminhão rode uma quilometragem maior com o mesmo abastecimento.

Para a gestão de frota, trata-se de uma grande economia, já que o combustível é responsável por consumir boa parte do orçamento.

Fornece mais segurança

Um caminhão que roda de maneira otimizada e consumindo combustível na quantidade certa é um caminhão mais seguro. Além disso, a manutenção preventiva também garante que tudo esteja funcionando adequadamente sem estar prestes a entrar em uma condição de falha.

Com isso, há a certeza de que os freios vão funcionar quando forem acionados ou que dispositivos de segurança não deixarão o motorista na mão, por exemplo.

Diminui as chances de paradas e de imprevistos

De maneira geral, todas essas razões reunidas levam a um resultado em comum: a diminuição das chances de paradas e de imprevistos. Com a manutenção preventiva, é possível reduzir as chances de que o caminhão quebre, simplesmente pare de funcionar ou sofra um acidente mais grave, permitindo uma gestão de frota muito mais eficiente.

As razões para fazer a manutenção preventiva da frota de caminhões incluem desde a redução de gastos com manutenção corretiva até a diminuição das chances de paradas e acidentes em geral.

E você, o que achou dessas razões para fazer a manutenção preventiva da frota de caminhões? Conte para a gente qual é a sua opinião no campo de comentários!

Deixe um comentário