sinais_de_que_é_hora_de_levar_o_caminhão_para_a_revisão.jpg.jpeg

Dirigir já não é uma tarefa fácil quando o caminhão está em perfeito estado. Agora, imagine pegar a estrada e, de repente, ficar parado na pista e ter que desembolsar uma boa quantia de dinheiro por causa de um reparo emergencial. Isso sem contar os riscos de acidentes que poderiam ter acontecido graças às más condições do veículo… Por esses motivos, é importante ficar de olho no caminhão e garantir todas as manutenções.

Neste post, listamos 5 sinais que indicam que o seu caminhão precisa ir para a revisão. Confira:

Luzes de aviso acesas

Antes de mais nada, para evitar ser pego de surpresa, saiba quais são as luzes indicadoras do seu painel e por que elas acendem. Vários sistemas são checados quando viramos a chave no contato, como a injeção, os airbags e o nível de óleo. O normal é que as luzes fiquem acesas por alguns segundos e se apaguem em seguida. Cheque o seu manual para saber quais delas indicam problemas e quais ficam normalmente acesas.

Motor com baixa potência

Se você já está habituado com o seu caminhão, perceberá com facilidade se o motor está mais fraco do que o normal. Isso pode ser indicativo de vários problemas, geralmente localizados:

  • nas unidades injetoras;
  • nas velas de ignição;
  • no filtro de ar;
  • no intercooler;
  • nos cabos.

Fique atento também para o aumento do consumo de combustível.

Alguns problemas mais graves podem acontecer devido à falta de lubrificação, a exemplo dos arranhões nas camisas dos cilindros — o que deixa escapar a pressão e diminui a potência do motor.

Em qualquer caso, é necessário verificar o quanto antes a origem do problema para evitar gastos maiores com os agravamentos.

Alterações na fumaça

Todo mundo já sabe que o excesso de fumaça é ruim porque pode indicar que o motor não está queimando todo o combustível nas câmaras. Mas não é somente a fumaça escura que é mal sinal: a fumaça clara pode indicar problema de temperatura do motor ou mesmo alguma dificuldade na passagem de óleo para a câmara de combustão.

Ruídos no câmbio

Se a caixa de marchas emitir ruídos parecidos com arranhões ou se a alavanca estiver pesada, esse é um indicativo de problemas no câmbio. Observe, nos caminhões automáticos, se as passagens estão abruptas ou ruidosas ou se o caminhão está trocando de marchas de maneira aparentemente desnecessária.

Caminhão “quicando”

Se o caminhão parece quicar, o problema mais provável é o desgaste dos amortecedores, afinal, são eles que permitem que a suspensão transmita todas as irregularidades do piso para o chassi. Observe ainda se há desgaste irregular ou prematuro dos pneus. Nesse caso, será necessário revisar também a suspensão à procura de buchas ou batentes desgastados.

É importante se lembrar do manual do proprietário, que contém todas as informações relevantes para manter o caminhão nas condições adequadas. Não se esqueça também das manutenções preventivas para evitar que condições inadequadas progridam para problemas mais graves.

E então, você gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando as nossas atualizações!

Deixe um comentário