X_melhores_dicas_de_ergonomia_para_caminhoneiros.jpg.jpeg

Os caminhoneiros têm um grande desafio para a sua saúde: por passarem horas sentados podem, com o passar do tempo, comprometer a coluna devido à postura incorreta. Além disso, ficam sujeitos a problemas circulatórios, que, nos casos mais graves, podem causar trombose. Por isso, é necessária a postura correta para diminuir ao mínimo os efeitos negativos para a saúde.

A melhor postura é chamada de ergonômica, pois concilia as necessidades da saúde com o trabalho do caminhoneiro. Confira dicas de ergonomia para caminhoneiros:

1. A cada duas horas, faça uma pequena parada

Ficar muito tempo sentado pode fazer com que se formem trombos nas suas pernas. Trombos são pequenos aglomerados de células de sangue que, se forem para a corrente sanguínea, podem afetar órgãos importantes. Eles podem chegar ao pulmão, causando uma embolia pulmonar, que é o bloqueio da passagem de sangue em alguma veia ou artéria do coração. Essa condição é potencialmente fatal.

Não basta parar, é necessário fazer uma pequena caminhada. Não é nada que demande muito esforço físico — duas voltas em caminhada lenta ao redor do caminhão serão suficientes.

2. Tenha apoio para os braços

Durante a direção, seus braços ficarão suspensos por muito tempo. Isso representa um esforço extra para o qual eles não estão preparados, o que pode provocar dor muscular e problemas articulares.

Além disso, seu corpo, para se adaptar a essa nova condição, provavelmente compensará com uma postura irregular, que vai prejudicar a saúde da sua coluna vertebral.

3. Ajuste o banco corretamente

Para manter a postura correta, é necessário que o banco esteja ajustado de forma adequada. A coluna vertebral deve sempre ficar ereta. Para tal, é necessário ficar sentado a 90 graus, mantendo o banco o mais próximo dessa inclinação. O encosto para a cabeça deve ser ajustado de acordo com a postura do motorista, tendo seu limite superior à altura dos olhos.

4. Utilize o calçado correto

Para a sua maior segurança, o calçado deve ser bem escolhido, devendo ser do tamanho certo para garantir a transmissão correta da força dos pés para os pedais. Um calçado muito grande pode ficar com a ponta saliente, escorregando no momento de uma aceleração, por exemplo. Além disso, ele deve estar bem fixo aos pés para que acionem rapidamente o freio com segurança. Imagine, diante de uma situação de emergência, você precisar frear o mais rápido possível, mas o tênis sair do seu pé.

5. Utilize massageadores

Massageadores são aqueles encostos com diversas bolinhas, que são postos no banco para a coluna vertebral. Eles são importantes, mas somente durante o descanso, único momento em que você deve apoiar completamente a coluna.

É essencial que cuide da sua saúde para evitar doenças ocupacionais, aquelas relacionadas com o trabalho. Isso poderá gerar um afastamento não planejado, comprometendo a sua renda, principalmente se você for um profissional autônomo. Por isso, é importante sempre manter a postura ideal e nunca ficar tempo demais sentado sem fazer uma leve caminhada.

Quer mais dicas a respeito de como manter sua saúde no trabalho? Assine nossa newsletter!

 

Deixe um comentário