5_itens_que_todo_motorista_de_caminhão_deve_conferir_para_viajar.jpg.jpeg

Todos sabem que a vida de caminhoneiro não é nada fácil. Ficar dias longe de casa, dirigir por muitas horas seguidas, sem contar a missão de enfrentar o nosso trânsito caótico todos os dias. Por isso, antes de sair para a estrada é fundamental planejar a viagem e tomar um tempo para se certificar de que está tudo certo. Afinal de contas, ninguém quer arriscar sofrer uma pane no meio da estrada ou estar desprevenido, não é mesmo? E é por isso que no post de hoje apresentaremos 5 itens que todo motorista de caminhão deve conferir antes de viajar!

1. Conservação do veículo

A manutenção periódica e preventiva do caminhão deve estar sempre em dia, evitando defeitos no caminhão e situações de risco. Mas, mesmo que você seja rigoroso com sua manutenção, é interessante checar os níveis e a aparência dos fluídos e se os filtros estão em ordem. Cheque os freios, limpadores de para-brisas e luzes de maneira geral.

Caso algum desses itens apresente problemas, corrija-os mesmo antes de viajar, pois são de fácil reparo, baixo custo, mas as consequências de não tê-los funcionando corretamente pode ser grave.

2. Pneus

A próxima coisa mais importante é verificar os pneus. Os pneus são tidos como um dos principais itens de segurança dos veículos, devido à gravidade das consequências de sua falha. Verifique a pressão do ar, se há perfurações, rachaduras ou deformações. Confira se as rodas estão alinhadas, balanceadas e se os pneus corretamente rodiziados. Verifique se as ranhuras têm pelo menos 1,6 mm de profundidade e também o estado dos estepes.

3. Documentos

Você está há dias longe de casa, quase chegando ao destino quando é parado em uma blitz. Tudo no caminhão está correto, mas quando vão olhar a documentação falta alguma coisa. Imagine o transtorno de ficar mais alguns dias fora, sem contar o risco de receber alguma multa. Portanto, cheque todos os documentos (os seus, do veículo e da carga). Depois de checar, confira novamente, se possível mais de uma vez.

4. Nível do combustível

O melhor a fazer é encher o tanque, mesmo que sobre combustível quando chegar ao destino. Se não for possível alcançar o destino com mesmo com o tanque cheio, procure reabastecer quando o nível ficar próximo da metade. A ideia aqui é que você ande sempre com folga, para evitar imprevistos, como um posto que acabou de fechar, com o qual você contava poder abastecer.

5. Kit de emergência

Não importa se sua viagem é curta ou prolongada. É sempre prudente um kit de emergência com você. Certifique-se de que você tem medicamentos para a tosse, resfriado, dores de cabeça, assim como alguns itens para fazer curativos. Levar um caixa com ferramentas básicas também é uma ótima ideia.

Se você é motorista de caminhão, sempre que planejar uma viagem, verifique se o veículo está em condições adequadas para que você faça a sua jornada de forma segura. Se quiser saber mais sobre gerenciamento de frotas, caminhões ou sobre os segredos das estradas, curta a nossa página no Facebook!

 

Deixe um comentário