5-dicas-simples-que-fazem-toda-diferenca-na-vida-de-um-caminhoneiro.jpeg

A profissão de caminhoneiro traz inúmeras singularidades e sabemos que o dia a dia na estrada não é dos mais simples. São muitas horas na cabine, diversos riscos de percurso, prazos apertados, clientes rigorosos e outras exigências que fazem dessa uma ocupação extremamente complexa.

No entanto, vale lembrar que é possível minimizar esses problemas e aproveitar o lado bom do trabalho. Adotando algumas atitudes, você melhora sua qualidade de vida e dirige com muito mais tranquilidade. Quer descobrir como? Então confira essas 5 dicas simples que fazem toda diferença na vida de um caminhoneiro:

Cuide da sua saúde

A primeira dica para melhorar a qualidade de vida de um caminhoneiro é, logicamente, cuidar da sua saúde. Afinal, essa é uma profissão que exige muito do organismo e não dá para ficar horas na estrada se o seu corpo não estiver bem. Por isso, não descuide da alimentação: embora seja tentador comer nos fast foods tão presentes em nossas rodovias, procure opções mais saudáveis e menos pesadas. Carnes magras, verduras, legumes e frutas devem ser priorizadas.

Em um país quente como o nosso, a desidratação é sempre um perigo. Ainda mais com um trabalho estressante como esse, você pode perder grandes quantidades de líquido com o suor. Por isso, água, sucos e chás são sempre bem-vindos. Procure sempre levar uma garrafinha na cabine e beba mesmo quando não sentir sede. Por fim, fuja de remédios para aumentar o rendimento, como os famosos “rebites”. Além de serem um perigo, eles certamente não substituem uma boa noite de sono.

Previna-se contra os perigos da estrada

Todos nós sabemos que a vida na estrada pode oferecer muitos perigos, mas também é possível se prevenir de alguns. Ao parar em postos para abastecer ou comer, é preciso ter olhos atentos. Tranque bem o caminhão e não fique dando informações sobre a carga para desconhecidos e curiosos.

A direção defensiva é outro aspecto muito importante. Não exceda os limites de velocidade, mantenha distância regular dos outros veículos e sempre respeite a sinalização das vias. Também não caia na tentação de brigar ou discutir com outros motoristas: isso só vai estressá-lo ainda mais.

Estreite os laços com a família

A família pode, infelizmente, acabar ficando em segundo plano para profissionais que ficam muito tempo longe de casa, e é exatamente isso que ocorre na vida de um caminhoneiro. No entanto, procure não deixar que isso afaste você das pessoas que ama.

A tecnologia pode ajudar bastante: aplicativos de conversa podem facilitar o contato e ajudar a ter notícias sempre que desejar. Além disso, uma ligação para o cônjuge ou os filhos no final do dia é sempre muito bem-vinda.

Faça a manutenção preventiva

Realizar manutenções preventivas regularmente faz toda a diferença na vida de um caminhoneiro e aumenta a vida útil do caminhão. Além disso, elas evitam uma quebra indesejável no meio de um frete importante, que podem trazer prejuízos devastadores.

Por essa razão, revise o veículo com frequência e cultive um bom estado geral para as partes mecânicas e hidráulicas. Dirigir um veículo que passou mais de 6 meses longe da concessionária ou de um mecânico de confiança é um erro que você não pode se dar ao luxo de cometer!

Evite prazos de entrega inviáveis

Sabemos que a exigência sobre os caminhoneiros não é pequena e muitas vezes é preciso fazer transportes com um prazo de entrega extremamente apertado. Embora essa prática seja comum, ela é errada, pois coloca a vida do condutor e de outras pessoas em risco, além de possivelmente prejudicar a saúde do caminhoneiro com o passar dos anos.

É indispensável que você consiga fazer as paradas obrigatórias e aproveite bem as pausas a cada 4 horas ou 300 quilômetros rodados. Relaxar de 20 a 30 minutos e se alongar no faz com que o trabalhador reponha a energia perdida e também afasta o sedentarismo. Até mesmo uma caminhada para esticar as pernas pode ser muito válida e proveitosa!

Essas são algumas dicas simples que fazem toda a diferença na vida de um caminhoneiro. Gostou de conhecê-las? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e para ajudar seus colegas de profissão!

Deixe um comentário