5 dicas para caminhoneiros pegarem estrada na chuva

O motorista que precisa pegar a estrada na chuva deve redobrar a atenção, pois a perda de visibilidade e a pista escorregadia aumentam bastante o risco de acidentes. Além disso, o caminhoneiro precisa cuidar damanutenção do veículo para evitar surpresas desagradáveis durante as viagens.

Quer saber como manter a sua segurança nessas situações? Então leia o nosso post de hoje e confira algumas dicas para dirigir bem em pista molhada:

Tome cuidado redobrado no começo da chuva

Os momentos iniciais de uma chuva são os mais perigosos, pois a estrada está suja, com poeira, pó de borracha, óleo etc. Com isso, o atrito entre os pneus do caminhão e o asfalto diminui bastante, o que aumenta o risco de derrapagem.

Mantenha distância e reduza a velocidade

Quando pegar a estrada na chuva, lembre-se de usar ainda mais a direção defensiva. Em primeiro lugar, mantenha uma distância segura do veículo da frente e reduza bastante a velocidade. Pelo porte que tem, o caminhão por si só oferece dificuldade para manobras rápidas e bruscas. Imagine em tempo chuvoso? O tempo de reação fica ainda maior.

Não exagere no uso dos freios

Cautela deve ser a palavra de ordem para o caminhoneiro que for trafegar na chuva. Logo, evite ao máximo freadas bruscas. Com a perda do atrito, o veículo percorrerá distâncias maiores antes de parar. Isso sem contar o risco de sofrer um efeito “L”, quando as rodas travam e o reboque ou a carreta se projetam para frente e o caminhão literalmente dobra no formato “L”.

Cuide dos limpadores de para-brisa

Cuide para que o reservatório do limpador de para-brisa esteja com o nível completo de água e detergente. Assim, quando pegar a estrada na chuva, será possível limpar a sujeira que é respingada nos vidros.

Além disso, inspecione com frequência o estado de conservação das palhetas de borracha do limpador. Se estiverem ressecadas ou quebradiças, é hora de substituí-las.

Nada de para-brisa embaçado! Para tanto, ligue o ar-condicionado ou o ar quente sobre os vidros dianteiros. Deixar uma fresta no vidro da janela permite que o ar novo entre na cabine e também ajuda a desembaçar. Se preferir, com uma flanela, passe um pouco de detergente neutro no para-brisa, no lado interno, para prevenir o embaçamento dos vidros. Porém, nunca passe as mãos diretamente sobre o para-brisa, pois a oleosidade do corpo passará para os vidros e prejudicará a visão.

Trafegue com farol baixo ligado

Quando começar a chover, ligue os faróis baixos do caminhão para melhorar a visibilidade à frente e permitir que os motoristas dos outros veículos veja o seu com maior facilidade.

Em caso de neblina, nunca acione os faróis altos, pois a luz seria refletida nas gotículas de água e o efeito seria de um clarão — o que prejudicaria bastante você na hora de dirigir.

Além disso, quando estiver na estrada na chuva, não ligue o pisca alerta quando o caminhão estiver em movimento, pois o veículo que vier atrás poderá achar que o seu está parado e tentará desviar. Isso pode ocasionar acidentes.

Por fim, se precisar parar, procure um local seguro, como um posto de gasolina, ponto de apoio ou posto da polícia.

Como você pôde perceber, o caminhoneiro deve ter cuidado máximo na hora de pegar a estrada na chuva. O que você faz a mais para se proteger na direção quando o tempo está chuvoso? Conte para a gente aqui nos comentários.

Deixe um comentário