X_dicas_para_avaliar_caminhões_usados_antes_da_compra.jpg.jpeg

Adquirir um caminhão usado é uma importante decisão na vida dos motoristas, que fazem das estradas a sua segunda casa, percorrendo milhares de quilômetros. Porém, não basta comprar o primeiro caminhão que aparecer, ou o mais barato possível, correndo o risco de ter prejuízos.

Para realizar tamanho investimento, é preciso avaliar com bastante cautela os prós e contras de cada caminhão que tenha despertado o seu interesse em comprá-lo. Evite problemas, conferindo nossas dicas para avaliar caminhões usados antes da compra!

Saiba quanto custam os caminhões usados

Ao procurar um caminhão usado, é importante saber o preço médio dele. Isso evita que você seja enganado por ofertas com preços baixos demais, que podem esconder sérios problemas estruturais e mecânicos que farão com que o barato saia caro mais para frente. A tabela FIPE é um bom referencial para se ter uma noção dos preços praticados pelo mercado.

Negocie com revendedores de confiança

Não saia buscando um caminhão usado em qualquer esquina, pois isso aumenta o risco de problemas futuros. Priorize revendedores de confiança, como concessionárias consolidadas em sua região e pertencentes a grupos fortes. Esses locais conseguem garantir a procedência do que está vendendo, oferecendo garantia para componentes mecânicos e contando com oficinas especializadas. Além disso, ao adquirir um caminhão em concessionária, você está protegido pelo Código de Defesa ao Consumidor, o que traz ainda mais segurança para fechar o negócio.

Verifique a lataria

Ao encontrar um caminhão que pareça atender às suas necessidades e ao seu bolso, não deixe de observar a sua lataria, sempre sob a luz do sol. Verifique se as peças estão alinhadas, se os faróis apresentam descolorações semelhantes, se há amassados, sinais de ferrugens ou vãos excessivos entre as partes móveis, como para-choques e para-lamas. A presença destes sinais pode indicar que o caminhão sofreu uma colisão mais forte, tornando a sua carroceria mais frágil

Dê atenção aos detalhes mecânicos

Ao ir ver um caminhão usado que te interessou, procure levar com você um mecânico de confiança, que poderá examinar as condições do motor, freio, câmbio e outros componentes mecânicos e atestar se o veículo está em boas condições de uso. Dê especial atenção à suspensão, pois um desgaste excessivo em suas molas e junções pode indicar falta de manutenção adequada e uso severo, tornando o caminhão instável em viagens.

Por fim, não deixe de checar se a documentação está em ordem antes de comprar um caminhão usado. Verifique se as plaquetas de identificação do chassi, motor e cabine estão presentes e batem com as numerações presentes no RENAVAM e se há pendências judiciais ou administrativas que podem impedir que você transfira o caminhão para o seu nome.

Comprar um caminhão usado é uma atitude que, se bem planejada, será um investimento valioso para o seu futuro financeiro e de sua família, garantindo menos riscos de ficar parado na estrada no meio de uma importante entrega.

E agora que você já conferiu nossas dicas, que tal conferir as nossas dicas de manutenção preventiva para caminhões antes de partir para a estrada?