5-cuidados-que-todo-caminhoneiro-deve-ter-para-descer-a-serra.jpeg

Os caminhoneiros enfrentam uma série de desafios pelas rodovias brasileiras. Não é raro se deparar com acidentes na estrada, principalmente em trechos de subida e descida de serra. Por serem geralmente os mais perigosos da estrada, tais locais exigem esforços e cuidados extras dos motoristas.

Além de possuírem os trechos mais difíceis de dirigir, as serras são também regiões com alta incidência de chuvas e neblina. Para ajudá-lo a vencer estes trechos são e salvo, separamos alguns cuidados para descer a serra que todo caminhoneiro deve colocar em prática já. Confira a seguir!

Desça sempre engrenado

Jamais desça a serra com caminhão “na banguela” (sem nenhuma marcha engrenada). Esse hábito, muito comum até entre motoristas experientes, é extremamente perigoso e pode causar acidentes gravíssimos. Trafegar com as marchas engrenadas evita que você perca o controle do caminhão e permite acionar com mais eficiência o freio motor, responsável por regular a velocidade do veículo.

Utilize o freio motor

Descer a serra abusando do freio pode causar sérios problemas ao veículo. Caso seu caminhão esteja transportando uma carga pesada, utilizar o freio em excesso pode fazer com que a temperatura do disco chegue até 400 graus. Esse calor elevado na pastilha e no disco de freio altera suas características mecânicas, diminuindo o atrito entre os dois componentes e reduzindo a eficiência do freio.

Por isso, é muito importante que os caminhoneiros utilizem o freio motor durante todo o trajeto. Além de manter o controle do caminhão, essa prática evita o desgaste e a sobrecarga dos freios. Sempre que possível, abuse também das reduções de marcha para reduzir a velocidade e manter o controle da máquina.

Faça manutenções preventivas

Manter as revisões em dia é extremamente importante para a segurança do caminhoneiro, principalmente em trechos de descida de serra. Os motoristas devem inspecionar todos os componentes e sistemas do caminhão antes de realizar um frete ou uma viagem. Antes de entrar nesses trechos, lembre-se também de verificar se os freios estão bem cuidados, se as pastilhas são novas e o estado dos pneus. Confira ainda se a parte mecânica (motor, suspensão, barra de direção, entre outros) está em pleno funcionamento .

Mantenha distância dos veículos

Em todas as estradas é aconselhável manter uma distância segura do carro da frente. No caso de descidas de serra, esse espaço deve ser ainda maior. Como o caminhão está descendo a ladeira e, na maioria das vezes, transporta cargas muito pesadas, é de extrema importância manter um espaço para manobras de emergência ou até mesmo para frear totalmente o veículo.

Cuidado com a neblina

Neblina e chuva são extremamente comuns em estradas de descida de serra, fator que torna o percurso ainda mais perigoso. Ao ser submetido a essas condições climáticas, o caminhoneiro deve ter atenção redobrada, reduzir a velocidade e ficar atento a todas as sinalizações. Caso a chuva esteja muito forte ou a neblina esteja atrapalhando demais a visibilidade, o motorista deve buscar abrigo e encostar o veículo na primeira parada. Não deixe de ler nossas 7 dicas de segurança para dirigir na neblina para superar esse desafio.

Lembre-se: em caso de qualquer acidente na estrada, o caminhoneiro deve imediatamente entrar em contato com o SAMU (192) e com os bombeiros (193). Isso garantirá que o socorro ou auxílio seja rápido, evitando maiores problemas.

Gostou das nossas dicas de cuidados para descer a serra? Conhece outras que não falamos aqui? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco!

Deixe um comentário