5-coisas-que-todo-bom-caminhoneiro-precisa-saber-como-profissional.jpeg

Ser um caminhoneiro profissional e passar horas na estrada requer diversos cuidados e bastante atenção. Dirigir um caminhão pelas rodovias do país é uma tarefa árdua e que exige muita responsabilidade do condutor; afinal, o caminhoneiro deve zelar pelos demais condutores, ficar atento a todas as sinalizações e ainda manter total controle do seu veículo.

Para que o motorista se torne um grande profissional, são necessários alguns hábitos no volante. Para ajudá-lo, separamos os 5 detalhes mais importantes que todo bom caminhoneiro precisa saber. Confira!

Verificar a documentação

Antes de pegar a estrada, a primeira coisa que deve ser feita é checar toda a documentação do caminhão. Caso esteja transportando algum tipo de carga, o profissional deve verificar também se toda a papelada está correta e se especifica detalhadamente todo o conteúdo da caçamba ou baú. Com toda a documentação correta e em dia, o caminhoneiro pode pegar estrada de forma segura e evitar qualquer problema na fiscalização ou nos postos policiais.

Fazer a inspeção preventiva do veículo

É fundamental que o caminhão tenha todas as revisões em dia: essa é a melhor forma de garantir sua confiabilidade e evitar quebras. Além das manutenções preventivas, que são feitas geralmente a cada 6 meses, antes de pegar estrada é muito importante fazer uma inspeção do veículo.

Nela, deve-se verificar o nível de óleo do motor, nível do fluido de arrefecimento, checar os freios e testar os faróis e lanternas do caminhão. Essa rápida inspeção antes da viagem pode evitar diversas surpresas desagradáveis no percurso.

Jamais carregar excesso de carga

Todo bom caminhoneiro sabe que o excesso de peso do caminhão é uma infração, sendo passível de multa progressiva — aquela que aumenta de acordo com a quantidade de peso excedido. Por isso, é preciso ter bastante atenção e, principalmente, pesar o caminhão antes de pegar estrada.

O excesso de carga, além de ser uma infração, aumenta o desgaste do caminhão, forçando a suspensão e os pneus. Esse exagero também exige mais do motor, aumentando o consumo e os gastos com combustível.

Para evitar esses riscos, se informe sobre o limite de carga do seu caminhão e entenda melhor os riscos e as consequências de carregar excesso de peso.

Trafegar com faróis ligados

Em junho deste ano foi sancionada a lei que obriga o uso de farol baixo nas estradas brasileiras mesmo durante o dia. A multa de R$ 85 e 4 pontos na carteira já começou a ser aplicada em todo território nacional. Todo bom caminhoneiro precisa ficar atento em relação a isso: todas as vezes em que for entrar nas rodovias, ligue os faróis — não só porque se trata de uma lei federal, mas também para garantir a segurança nas estradas.

Manter sempre uma distância de segurança

A tão famosa direção defensiva prega que em estradas devemos manter uma boa distância de segurança do carro da frente. Esse espaço é fundamental para eventuais manobras de emergência e também para evitar colisões caso o veículo freie de forma brusca.

No caso de caminhões, por serem mais pesados e precisarem de maior espaço para as frenagens, essa distância deve ser ainda maior. Ter esse hábito é uma forma de cuidar dos demais condutores e, principalmente, evitar algumas catástrofes.

Agora que você já sabe o que todo bom caminhoneiro deve saber, compartilhe nas redes sociais ajude também seus colegas de profissão!

Deixe um comentário