X_cuidados_necessários_antes_de_se_fazer_um_consórcio_de_caminhão.jpg.jpeg

Fazer um consórcio de caminhão é uma maneira de adquiri-lo de forma parcelada e evitar as elevadas taxas de juros cobradas pelos bancos em financiamentos. No consórcio, forma-se um grupo de pessoas, gerenciado por uma administradora, em que os participantes pagam mensalmente uma parcela preestabelecida referente ao valor do bem.

Isso possibilita uma forma para a obtenção de, pelo menos, dois desses bens por mês, permitindo que todo mês haja um consorciado sorteado e também um contemplado ao dar o maior lance, até que todos os participantes sejam recompensados. É preciso estar atento para garantir que está fazendo um bom negócio. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre os cuidados necessários para fazer um consórcio de caminhão. Confira!

Ter cuidado com vantagens excessivas

Quando uma empresa oferece vantagens excessivas em comparação a outras, como o sorteio imediato no consórcio, é preciso desconfiar. Para que o consórcio funcione, cada integrante terá que esperar ser sorteado ou oferecer o maior lance, sendo inviável a promessa de retirar o bem imediatamente, ou seja, o cliente poderá ser vítima de uma fraude.

Verificar qual o bem de referência a ser consorciado

Não se pode comprar um consórcio de imóvel e trocá-lo por um automóvel. Então, se o desejo é a compra de um caminhão, é necessário adquirir uma cota de consórcio nessa categoria de bem. Fique atento às regras da administradora para não ter problemas na hora de trocar a carta de crédito.

Ler o contrato com atenção

É fundamental verificar se o contrato segue as normas exigidas pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, com cláusulas claras e que não dê margem para dupla interpretação. Não confie em promessas verbais, guarde todo o material, como panfletos, e assegure-se que todos os benefícios e deveres combinados estejam documentados, pois o combinado não sai caro. Caso tenha dúvidas, não hesite em saná-las.

Averiguar a idoneidade da administradora

Como é a administradora que gerenciará o dinheiro arrecadado pelo grupo, informar-se sobre sua seriedade é essencial. É possível fazer isso entrando em contato por meio do site do Banco Central ou telefone (0800 979 2345), pois o banco é o fiscalizador das empresas de consórcio.

Há também informações atualizadas nos sites de entidades de classes, como a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), que busca a melhoria desse segmento. Não se engane com fachadas e lojas bonitas, pois, muitas vezes, os criminosos se valem da aparência para passar uma credibilidade que não existe. Busque referências com conhecidos que já tiveram experiências com consórcios.

O que diferencia o consórcio do financiamento é que, no primeiro, não há taxas de juros incidindo sobre o valor final do caminhão, apenas taxas de administração do consórcio. É vantajoso também para quem não tem um montante para dar como entrada, pois todo o valor é parcelado. Contudo, não é uma boa opção para quem precisa do veículo com urgência. Por isso, é importante se planejar para a espera da contemplação.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre essa modalidade, fique atento na hora de fechar negócio! Procure uma administradora de confiança para fazer seu consórcio de caminhão. Aproveite para ler sobre os dez mandamentos da direção econômica, clicando aqui.

 

Deixe um comentário