3_vantagens_de_comprar_caminhões_usados.jpg.jpeg

Para quem está começando a carreira de caminhoneiro, um caminhão zero quilômetro pode custar muito mais que o orçamento previsto. Os profissionais autônomos, ou quem precisa comprar um veículo desse tipo, também podem enfrentar o obstáculo do preço na hora de adquirir ou trocar de caminhão.

É ai que surge a possibilidade de adquirir um caminhão usado ou seminovo! O custo-benefício desse tipo de veículo é mais vantajoso, pois você pode encontrar um que atenda as suas necessidades e que tenha um preço mais acessível.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura e conheça agora as três principais vantagens dos caminhões usados — e descubra como escolher o seu!

O preço vale mais a pena

A alta do dólar, a crise econômica e a inflação jogaram os preços dos veículos para um patamar surreal. É fato de que os automotivos estão mais caros — e, ao comprar um caminhão seminovo, você pode conseguir um veículo que esteja em bom estado de conservação por um preço mais em conta.

Os caminhões usados que passaram por todas as revisões podem apresentar condições excelentes para continuarem na ativa. Assim, a relação custo-benefício é muito vantajosa.

O pagamento é flexível e as taxas, reduzidas

A compra de um caminhão seminovo pode ser facilitada por meio de programas de financiamento, como o Finame e o Procaminhoneiro. Esses programas englobam modelos com até dez anos de uso. Assim, além do preço mais em conta, o pagamento e as taxas vão pesar ainda menos no seu orçamento.

Há várias oportunidades para encontrar bons veículos

As empresas de grande porte que trabalham com frotas costumam fazer a substituição das unidades com uma certa frequência, principalmente com o objetivo de alcançar as expectativas dos clientes.

A hora dessa renovação é uma excelente oportunidade para você, pois os caminhões que compõem frota são bem equipados e, geralmente, estão com as revisões em dia. Ou seja, caminhões usados de ótima qualidade por um preço acessível!

Como escolher seu caminhão usado

Antes de visitar as lojas e sair por aí procurando pelo caminhão usado mais barato, defina bem o que você quer. Faça uma relação que inclua a marca, o ano e o modelo do veículo que deseja comprar. Anote também o quanto você pretende ou pode investir nessa compra — e tenha em mente qual será a finalidade do caminhão.

Pesquise preços e desconfie de milagres

Quando for a uma concessionária, vá com tempo livre de sobra. Não deixe que o vendedor pressione você com inúmeros argumentos para finalizar a venda ali mesmo — como, por exemplo, ao dizer que consegue um desconto somente para aquele dia.

Pesquise outros locais e sempre peça a simulação das mais variadas formas de pagamento, inclusive à vista. A tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apresenta os preços dos caminhões seminovos que são praticados no mercado. Consulte-a para saber o que está ou não valendo a pena.

Fique de olho nos grandes descontos, pois eles podem mascarar problemas no caminhão. Essa é uma forma de concessionárias de má qualidade, que não possuem seriedade ou responsabilidade, de empurrar um produto com problemas.

​Escolheu um caminhão? Confira a sua documentação

Antes de avaliar o veículo, o que pode demandar bastante tempo da sua parte, já peça informações sobre a documentação dele. Verifique se está tudo em ordem, com o IPVA e o seguro obrigatório pagos — além de estar com o licenciamento em dia. Se alguma parte da documentação não estiver OK, verifique se vai valer a pena ou não aguardar a resolução do problema para prosseguir com a compra.

Viu só como caminhões usados podem ser uma excelente ideia para reduzir seus custos? E você, já comprou um caminhão usado? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Deixe um comentário