3_dicas_para_se_tornar_um_caminhoneiro.jpg.jpeg

Viajar pelas rodovias do país e do continente ainda é um sonho de muitos brasileiros que desejam ser caminhoneiros. Uns são movidos pelo sonho, outros pelo espírito aventureiro. Uma das mais maneiras mais práticas de transformar isso em realidade é por meio de uma profissão. E como chegar lá? Confira agora algumas dicas para se tornar um caminhoneiro.

Obtenha a CNH-B

Obter a Carteira Nacional de Habilitação Categoria B é o primeiro passo para quem deseja dirigir um veículo automotor com quatro rodas. Essa categoria concede permissão para que o motorista dirija veículos com peso limite de 3.500 kg e lotação máxima de 8 pessoas.

A CNH-B não concede a habilitação para dirigir os veículos pesados, como os caminhões e os ônibus, porém funciona como pré-requisito para obter as categorias correspondentes: D e E.

Tire a careira por meio da CNH-C

Depois de um ano após receber a CNH-B, o motorista passa a ser apto para prestar o teste prático para a próxima categoria, que no caso é a C. Nela, ele estará habilitado para dirigir veículos com carga superior a 3.500 kg.

As regras para a mudança da CNH-B para a C são as seguintes:

  • a idade do condutor deve ser igual ou superior a 21 anos;

  • não ter cometido nenhuma infração do tipo grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;

  • não ser reincidente em infrações do tipo média.

A realização da prova de direção da categoria C não exige que o condutor tenha passado por uma autoescola especificamente para esse fim. Basta agendar a prova e fazer. Se o condutor não estiver seguro e quiser praticar antes, ele pode buscar uma autoescola para treinar com um instrutor específico para a categoria C.

Após um ano de aprovação e com a CNH-C em mãos, o motorista passa a estar apto para prestar o exame para a categoria D. Esta, por sua vez, não possui os mesmos requisitos de idade e de tipos de infrações cometidas conforme listamos acima. Conseguindo a aprovação na categoria D, o motorista pode prestar o teste imediatamente para a desejada categoria E.

Obtenha a carteira sem o exame da CNH-C

Caso o condutor não queira prestar o exame para obter a CNH da categoria C, ele pode prestar a prova direto para a obtenção da CNH-D. Para isso, é necessário que ele cumpra os seguintes requisitos:

  • a idade deve ser igual ou superior a 21 anos;

  • possuir prática igual ou superior a 2 anos com a CNH-B;

  • não ter cometido nenhuma infração do tipo grave ou gravíssima nos últimos 12 meses;

  • não ser reincidente em infrações do tipo média.

Para obter a CNH-D, o motorista é obrigado a estar aprovado em um curso de prática veicular em situações de risco. Esse curso especializado possui um custo médio de R$ 1.000,00 e pode ser realizado nas autoescolas.

Conseguindo obter a CNH-D sob essas condições, o motorista deverá aguardar um ano para conseguir prestar o exame para a categoria E.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais dias para se tornar um bom caminhoneiro? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail as nossas ofertas e novidades.

 

Deixe um comentário